22 de junho de 2011

ENCONTRO COM A ESSÊNCIA


 A nossa Essência é a representação da Vida no Universo em cada um de nós. Ela é, portanto, a fagulha divina que se encontra no centro de nosso Ser e, como é idêntica à sua origem, seria o próprio Divino em nós. Infelizmente é uma realidade escondida, é a Alma ou o nosso EU CENTRAL, de cuja existência não temos consciência. Graças a ela é que existimos e somos uma unidade distinta de outras espécies. Mais ainda, ela contém todas as possibilidades essenciais de nossa manifestação na Terra. Ou seja, é a verdadeira identidade invisível e essencial do nosso SER.
 De certo ponto de vista, o ser humano se divide em duas partes, ou contém em si “duas naturezas”: uma terrena e uma Divina. A terrena é mais superficial, frontal ou periférica e é composta de cinco centros (ou cérebros) “funcionais e sutis” e ainda uma “estrutura de sustentação” (ou corpo físico, visível e tangível) e, por meio deles, desempenhamos ativamente nossos papéis no teatro do mundo. Já a outra parte, a Divina, é central e mais profunda, é a nossa essência eterna (a Alma), que é sempre fundamentalmente a mesma, sempre pura; não se polui de forma alguma com as imperfeições – defeitos ou dificuldades que temos para sobreviver.




De outro ponto de vista, a Alma sozinha não tem condições para “sobreviver” no planeta Terra; então, ela é “representada” ou “protegida” ou “encoberta” por essa parte periférica “terrena”, que se constitui dos citados cinco centros mais o corpo físico, que tem uma “estrutura” para sobreviver neste planeta. Mas essa “estrutura”, ao invés de agir considerando e respeitando tanto a própria natureza como “a natureza da alma”, considera-se independente, criando para as duas partes problemas que, com o passar do tempo, tornaram-se irreparáveis. Além disso, os cinco centros que, por sua vez, possuem função própria cada um, resolvem assumir, a cada momento da existência, o controle total de tudo que esteja envolvido, reagindo às condições externas conforme vão surgindo. Ou seja, se o organismo “todo” quer se alimentar, essa necessidade ou desejo concentra-se só nisso, sem considerar se o “alimento” é apropriado (em qualidade, quantidade e oportunidade). Da mesma forma, uma paixão emocional ou hormonal também pode “assumir”, surgindo o que conhecemos como “eu temporário”; e a prática mostra que o número de possibilidades de formação desses “eus temporários” é muito grande.
 Essa é uma das dificuldades que o sistema todo está tendo para sobreviver neste planeta, porque, hierarquicamente, só deveria haver um EU CENTRAL, representado e comandado pela própria ALMA ou ESSÊNCIA, e não por qualquer desses inúmeros “eus” secundários, que podem surgir a cada instante. Assim, embora a ALMA jamais se engane, jamais possa se enganar em sua natureza essencial, vê-se constantemente forçada a tolerar e sofrer as conseqüências dos erros e das confusões de seus ‘instrumentos funcionais”, mas, mesmo assim, sua voz permanece presente como um apelo profundo que, infelizmente, poucas vezes é ouvido.
 Essa situação de verdadeiro “caos” que se estabelece na “máquina do homem comum” poderá ser resolvida por meio de um Trabalho intenso e demorado, em que a Essência ou Alma, que permanece infantil, encoberta e não atuante na vida, volte a crescer e a comandar tudo, como é de natureza e destino. Ela “desce” ao nosso planeta para “experimentar” a existência aqui e o seu “crescimento de volta” é feito por meio da “formação e seu revestimento” de novos corpos mais apropriados a esse crescimento e que, concomitantemente ao “crescimento”, tornam –se “ferramentas” mais adequadas para a instalação de níveis de consciência mais altos para ela. Assim, a tríade Estrutura, Alma e Consciência poderá evoluir e, com o tempo, formar um INDIVIDUUM, o que seria o destino justo e o verdadeiro papel da Alma no seio do UNIVERSO e nos braços do Divino. O INDIVIDUUM assim formado poderia viver o mundo da PAZ, do SILÊNCIO, do VAZIO, da NOITE , o mundo do ETERNO, da IMORTALIDADE.
 Com esses elementos, torna-se claro para nós qual é objetivamente a nossa meta de trabalho (ou do Quarto Caminho): É CONSTRUIR O CORPO ASTRAL (o primeiro e mais imediato dos corpos sutis passíveis de ser construído). É preciso ter essa Intenção muito clara e presente diuturnamente , também saber qual é a ferramenta apropriada para isso, a ATENÇÃO e por último identificar o verdadeiro sentir. Com a Intenção, a Atenção e o Sentir voltados para nós mesmos, inúmeras vezes ao dia, a “energia gerada” aguça a nossa sensação (das articulações, dos ossos, das glândulas endócrinas, da pele e de todo o nosso organismo), vamos aprendendo a intensificar, a nos saturarmos desse processo que passamos a dominar, até que esse mundo de energias astrais vá se cristalizando, formando aquele corpo artificial e consciente e que tem vários nomes: Corpo Vital, Corpo Astral, Corpo de Sensação, etc.
 Na realidade, esse corpo sutil passa a ser o novo revestimento da Alma, muito mais próximo da verdadeira natureza dela e, também, muito mais adequado para o Trabalho funcional de seus cinco filhos (os centros), que ficam menos confusos e desorientados do que estavam, o que torna seu trabalho mais eficiente. Nesse novo contexto, que é a fase de formação do primeiro corpo sutil, é que um outro representante da própria alma, a “respiração orientada” (que também se tornara confusa, apressada e ineficiente), poderá tomar o seu lugar de direito e colaborar no processo todo, pois a respiração, como um dos alimentos importantes, aliada ao treino do terceiro alimento ( a percepção das Impressões e/ou Sensações que circulam em nosso organismo), se completam.
8. Outros fenômenos que normalmente se manifestam com o crescimento da Essência são: a melhora em nosso humor, o aparecimento da alegria, da esperança, de uma confiança maior em nós mesmos e, principalmente, um amor, simplesmente pelo fato de estarmos vivos."


"A abertura ao encontro com a própria essência, guardiã da realidade cósmica, promove transformações que capacitam a mente para interagir com vibrações subtis sem se desgastar com atritos e reações. Considerável é a disposição para perceber a verdade quando a mente se aquieta e se deixa conduzir por aquilo que, mais elevado, sabe aonde ela deve chegar.
As potencialidades humanas, por estarem em nível vibratório muito denso e pouco ciente da verdade interna, não têm condições de discernir sobre si mesmas sobre o melhor caminho para a evolução do ser. Imbuídas de alto teor de inércia, e consequentemente de atrito, essas potencialidades precisam ser conduzidas à subtilização e à sintonia com a luz, o que é feito por núcleos superiores que têm a possibilidade de tirá-las do mar de forças caóticas no qual estão mergulhadas. Por isso a perfeição de um homem não está nos dons sobrenaturais que ele possa ter, mas na rendição completa de sua natureza humana à condução interior. Esta é uma das razões da obediência na senda espiritual."

"Por isso hoje é mais indicado esvaziar-se do velho do que elaborar novas estruturas. A humanidade está tão viciada em fixar-se em sistemas externos, que mesmo a revelação de padrões futuros pode ser desvirtuada. O homem, em sua condição atual, ao ter diante de si o novo, não aderirá à essência do que se apresentar, mas sua atitude será a de querer compreendé-lo, estudá-lo, enfim, estagná-lo.
É fundamental que a consciência desperte para a percepção de um estado de fluxo contínuo, de permanente transformação da vida, e a esse estado se integre. A mente humana está acostumada a fixar a energia no tempo e no espaço; não é ainda capaz de ir com ela por um universo que é etemo, e de ver a evolução como uma síntese em que as etapas não se sucedem cronologicamente, em que não há porquês, motivos ou justificativas.
Se à mente atual se dá a revelação do novo, ela a assume como diretriz e a impõe a tudo, desligando-se assim da verdade. A matéria precisa receber outra emanação do homem. Precisa absorver da consciência humana um estado de neutralidade que não lhe imponha ideia alguma, que não lhe diga que ela necessita disso ou daquilo. A vida que a permeia pede abertura, pede essa neutralidade."


Referência: http://www.ogrupo.org.br/11-artigos-essencia-ou-alma.htm
                      http://naveterra.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_08.html
Imagem:  astrologamarcia.blogspot.com
                   azuleazul.blogs.sapo.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!