7 de agosto de 2011

REIKI

É sempre bom pesquisar.
Reiki é a antiga arte de cura pela imposição das mãos. Redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, um monge cristão de origem japonesa. A tradição Reiki, porém, já era mencionada em sânscrito pelos antigos sutras da Índia, há mais de 2.500 anos.

Reiki é uma palavra japonesa que significa "Energia da Vida Universal". O espaço que nos envolve. O Universo vive impregnado de energia infinita e inesgotável. É esta energia, primordial e criativa, que nos mantém vivos.

O Reiki constitui, portanto, esta energia de cura natural, que passa a fluir de forma poderosa e concentrada pelas mãos do canal Reiki.

É bem simples se tornar um Reiki. Basta receber as iniciações e a transferência de energia de um Mestre Reiki autorizado. Todo o mundo sente como é fácil "reaprender" a usar esta energia, inclusive as crianças. Como se trata da Energia Divina, ela pertence a todos que estão dispostos a aceitar o "presente das mãos que curam".

Na verdade, todos nascemos com esta Energia de Vida Universal, cujo canal, no entanto, no decorrer da vida, começa a ficar bloqueado.

Rei significa "Energia Universal da Vida"

Ki também é a nossa própria energia vital, que flui através de tudo aquilo que vive.

Ki é conhecido pelos Cristãos como Luz, pelos hindus como Prana, pelos kahunas como Mana e pelos chineses como Chi. É também chamada energia vital, Bioenergia ou de Energia Cósmica. No sistema Usui de Reiki, a energia curativa é conduzida pela imposição das mãos de forma espontânea e descontraída. A imposição é realizada no próprio corpo ou em algum outro ser vivo.



Assim, o Reiki constitui uma grande ajuda para todos os que se dedicam às profissões de cura, como médicos alopatas, médicos naturalistas, enfermeiros, acompanhantes de enfermos, massagistas, enfim, toda e qualquer pessoa que se dedique a curar outras pessoas.

Reiki ajuda a equilibrar o corpo e a mente e atua em todos os níveis: Físico, emocional, mental e espiritual. O Reiki incentiva a auto-cura, fortalece o corpo e o espírito, libera bloqueios, desintoxica, equilibra os chakras (centro de energia), harmoniza o indivíduo e não cessa nunca de fluir, em quantidades ilimitadas. Por meio do uso de Reiki a pessoa se transforma e experimenta um grande crescimento espiritual. Reiki representa a Graça Divina e constitui um presente sem limites.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), através do Decreto "Alma Ata" de 1962, criando a "The Open International University for Complementary Medicine", que estuda a medicina alternativa, reconheceu o Reiki como prática terapêutica alternativa válida.



ORIGEM
Mikao Usui (15.08.1865 - 09.03.1926), era um monge japonês, discípulo da Escola de Tendai. Foi quem redescobriu a técnica do Reiki. Como monge, Usui já possuia conhecimento das técnicas de cura dos antigos, que consistia em reequilibrar o fluxo energético das pessoas, chamado pelos chineses de chi, para que TAO (Sabedoria Universal) pudesse se realizar plenamente. A Escola de Tendai, da qual Usui fazia parte, praticava o estudo dos símbolos sagrados e seu uso energético. Usui já conhecia estes símbolos e como usá-los. A grande questão que o levou a redescobrir o Reiki, foi a vontade de saber como ativar a Energia Universal e seu poder de harmonização de um modo mais simples e que pudesse ser usado por pessoas comuns.

Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.

Estudou sânscristo e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal.

Embora tenha redescoberto o conhecimento, não tinha ainda o poder da cura. Dirigiu-se então ao monte Kurama para meditar em busca deste poder. Na montanha, meditou durante vinte e um dias. Para ajudar na sua contagem do tempo, colocou diante de si a mesma quantidade de pedrinhas que eram descartadas uma a uma, dia após dia.

Usui era Sensei, que significa Professor ou Mestre, homenagem que se dava no Japão aos professores e mestres de Artes Marciais.
Jiro Asuke, fundador de uma Sociedade de Cura da época, havia comentado que Usui era um curador muito popular, consideravam-no um pioneiro nesse tipo de terapia.

Dezesseis foram os Mestres/Professores iniciados por Usui: Taketoini, Hayashi e Gyuda, também conhecido como Ushida, eram Oficiais da Marinha. Eguchi estudou com Usui em 1923 e passou o conhecimento do Sistema a Miyazuki. Ushida fundou uma Sociedade de Reiki, mas, foi Hayashi que inovou o Sistema Usui de Cura Natural.

Chujiro Hayashi (15.09.1880 - 10.05.1940) treinou com Usui em 1925 e usou seu conhecimento para abrir uma Clínica de Cura em Tókio. Hayashi desenvolveu um complexo de posições com as mãos e em sua Clínica, utilizou um método de cura que requeria para cada paciente, aplicação simuntânea de vários curadores (grupo), aumentando assim ao máximo o fluxo de energia, acrescendo novas posições às já existentes, introduziu também um Sistema de graus/níveis em suas classes de Reiki e assim procedendo, treinou curadores e pessoas para ensinar o Sistema.

Tatsumi (discípulo de Hayashi), falecido aos 90 anos, em 03.10.1996, arquivou anotações dos seus treinamentos, permitindo que seus símbolos e esboços fossem copiados.

Ao recrutar curadores para a sua Clínica, Hayashi conferia-lhes o nível I (Shoden) em retribuição a três meses de trabalho não remunerado. Os melhores alunos, após nove meses de trabalho sem remuneração, recebiam o nível II (Okuden). Os que completavam este tempo, tinham a chance de conseguir o nível III (Shinpiden / Okudenkouki) após um compromisso adicional de dois anos, quando assistindo Hayashi nas aulas, lhes era então ensinada a iniciação/sintonização e dada a autorização para ensinar.

Em 1936, uma havaiana de origem japonesa chamada Hawayo Takata (24.12.1900 - 12.12.1980) viajou ao Japão para fazer tratamentos, pois sofria de dores abdominais, cálculos biliares e um tumor, submetendo-se à internação hospitalar. Enquanto ela se preparava para operação, perguntou ao médico se essa intervenção era necessária e se havia outro caminho para a sua cura. Ela ficou sabendo de seu médico que a irmã dele frequentava a Clínica do Dr. Chujiro Hayashi, onde fazia seus tratamentos com o Reiki. Procurando a Clínica de Hayashi, passou a receber aplicações de Reiki diariamente. Sua condição física melhorou consideravelmente, a doença regrediu e a Sra. Takata, muito impressionada, ficou interessada em aprender mais sobre o Reiki. O Dr. Hayashi terminou por concordar e foi assim que ela começou a aprender a técnica.

Neste treinamento e aplicações não havia permuta de dinheiro e eles tinham que trabalhar durante o termo do compromisso.

Uma certidão registrada no Cartório de Honolulu em 21.02.1938, declara que ela foi nomeada Professora/Mestra do Sistema Usui, dando-lhe autorização para praticar e ensinar o Método Usui nos EUA. Em 1976, Takata tornou-se ministra ordenada da Universal Church Of The Master.

Os símbolos passados por Usui, faziam parte de rituais e consistem em um conjunto de três símbolos potencializados por um quarto. Atualmente existem "versões modernas" de alguns destes símbolos. Canalizados por Reikianos americanos e possuindo a mesma potência dos SÍmbolos Tradicionais, elas atraem a preferência dos ocidentais pela maior facilidade em seu traçado.

Inovações aconteceram sim, mas a maioria delas enriqueceram o acervo que nos legou Mikau Usui e o que realmente importa, é o número sempre crescente de canais qualificados pela Energia Universal do Reiki.


Princípios

Mikau Usui estabeleceu cinco princípios que é uma filosofia de vida. Tentar viver esses princípios, ajuda à encontrar a naturalidade e não viola nenhuma religião ou ética.

Receber o Reiki I (Sho Den) é um marco na vida de uma pessoa e, a partir desse momento, a vida muda para sempre. Enquanto as transformações ocorrem, o novo Iniciado pode precisar de algo onde tenha que se apoiar.

Os princípios ajudam nesse processo de crescimento acelerado, trazendo-os à memória quando meditamos ou quando estamos fazendo um auto-tratamento.
PRINCÍPIOS
1) Só por hoje, não se preocupe.

2) Só por hoje, não se irrite

3) Só por hoje, seja grato às bençãos que recebe

4) Hoje e sempre, ganha teu pão diário honestamente

5) Hoje e sempre, mostre gratidão para com todos os seres vivos


PRECEITOS
1) A pessoa tem que pedir a aplicação ou pelo menos aceitá-la

2) A cura deverá equivaler uma troca para que haja equilíbrio

 SÓ POR HOJE, NÃO SE PREOCUPE
Preocupar-se é esquecer que há um propósito divino universal em tudo o que acontece. A preocupação com o passado é inútil, pois cada pessoa faz o melhor que pode em cada situação da vida, conforme o conhecimento ou sabedoria que tem en determinado momento quando lamentamos um ato passado, devemos perceber que reagimos de acordo com os recursos que possímos, então, devemos meditar sobre este ato, tirar daí uma lição, e sermos gratos por ela. Quanto ao futuro, também não vale a pena nos preocuparmos com ele, pois o criamos agora. Se cultivarmos a bondade, o amor incondicional, a benevolência, o pensamento positivo, então o nosso futuro será repleto de amor e ainda que aconteça algo que consideramos negativo, trata-se de mais uma lição a ser aprendida.
SÓ POR HOJE, NÃO SE IRRITE
A raiva é uma emoção desnecessária. Quando uma pessoa se irrita, perde seu centro, seu sincronismo com o universo e com seu propósito de vida. Quando damos o melhor de nós e nos irritamos, porque consideramos que alguém não agiu de acordo com nossas expectativas necessidades e desejos, tendemos a esquecer que essas pessoas foram atraídas para o nosso ambiente e que espelham a nós mesmos.

Na verdade, toda a situação é um reflexo de causa e efeito criado pela própria pessoa. Essa atração pode servir para estimular nossos pontos fracos, que são a causa da raiva. Assim, quando uma pessoa incita outra a se irritar, a segunda deve controlar a emoção, dar conta consciente das suas reações e dominar as suas emoções. A raiva é uma energia que desarmoniza e cria doenças no corpo. É de grande sabedoria e altamente benéfico aprender a transformar esta energia lidando construtivamente com ela.

 SÓ POR HOJE, SEJA GRATO ÀS BENÇÃOS QUE RECEBE
Quando estamos na atitude de gratidão, nos sentimos abençoados pelo que recebemos, e também por aquilo que confiamos que constantemente será provido pela natureza, consequentemente começamos a atrair magneticamente a abundância. Quando nos focamos no que não temos, a falta continuará; por outro lado, se mantivermos conscientes da abundância ao nosso redor e nos sentirmos gratos por ela, a abundância se manifestará.

HOJE E SEMPRE, GANHA TEU PÃO DIÁRIO HONESTAMENTE
De extrema importância para um fluxo de vida harmonioso, é a honestidade da pessoa em lidar com ela própria. Esta postura leva a pessoa a enfrentar a verdade em todas as coisas e consequentemente tenderá a projetar honestidade sobre os que a circundam.

Ao invés de viver uma vida carregada de ilusão, rejeitando a realidade se uma pessoa viver na verdade, se for honesta consigo, descobre um bem estar interior tão agradável que será difícil não querer voltar a senti-la. Descobre que através da honestidade a sua qualidade de vida é potencializada. Assim, se a pessoa trabalha honestamente, está sendo verdadeira para com o se Eu Superior. Esta verdade é reforçada por um aumento de amor próprio que vai consequentemente irradiar harmonia em sua vida.

HOJE E SEMPRE, MOSTRE GRATIDÃO PARA COM TODOS OS SERES VIVOS
Graças aos estudos da Física, sabemos agora, que originalmente, somos todos provenientes da mesma Fonte. Estamos também descobrindo que, para sobreviver, teremos de eliminar a nossa tendência egocêntrica de querer controlar a natureza e aprender a mostrar amor e respeito para com todas as formas de vida. A Física nos mostrou também que não há matéria sólida, apenas níveis diferentes de vibração que vibram em diferentes frequências de energia, e que, contudo são todos interconectados porque não existem barreiras sólidas entre ele.

Assim, quando aceitamos todos oa aspectos de nós mesmos, afetamos todos os outros. Da mesma forma, quando aceitamos os outros, sentimos o reflexo em nós próprios. Cada pessoa, animal, planta e mineral está incluido no todo. Mostrar amor e respeito por todos os outros seres é amar e respeitar a nós mesmos.


              enigmauk.net
              lightandlovereiki.com
              ojornalweb.com
              vaniarjsp.blogspot.com
              

Um comentário:

  1. Adorei o post.
    PERFEITO.
    Tomei a liberdade de seguir seu blog e copiei esse mesmo post para o meu.
    Espero que muitos leiam e venham a compreender como a vida pode, e é muito mais simples.
    o REIKI mudou a minha vida.
    Tenha um dia maravilhoso.
    Obrigada
    Obrigada
    Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!