12 de maio de 2012

ALGUMAS PROPRIEDADES MATEMÁTICAS DO NÚMERO OURO

1.No Livro VI dos Elementos, Euclides dá a seguinte definição: um segmento de reta se diz dividido em média e extrema razão, se a razão entre o menor e o maior dos segmentos é igual à razão entre o maior e o segmento todo.


Supondo que o segmento todo tem comprimento 1 e que segmento maior tem medida x, então a definição de Euclides pode ser traduzida na seguinte equação:
       


Daí, segue-se que x2 + x − 1 = 0 e, como x é positivo, obtemos que
Consequentemente,
2.O número de ouro é a única raiz positiva da função quadrática y = f(x) = x2 − x − 1.


3.Vale que


4.O número de ouro está presente no pentágono regular! Considere um pentágono regular cujos lados medem 1. Então sua diagonal d tem medida igual ao número de ouro.
De fato: considere a figura acima, onde o pentágono regular ABCDE tem lado 1 e P é o ponto de interseção das diagonais AD e BE. O triângulo PDE é isósceles, com DE = DP = 1. Escrevendo AP = 1/x, temos que
é o comprimento da diagonal do pentágono. Observe que o triângulo APE é isósceles e, portanto,
Como os triângulos ABD e PDE são semelhantes, temos que
Usando que d = 1 + 1/x, chegamos à equação quadrática x2 − x − 1= 0, donde
Consequentemente


5.O número de ouro também está presente no decágono regular! Clique sucessivamente nos botões  “−>” e “<−” abaixo para ver como as diagonais de um decágono regular geram vários segmentos divididos na razão áurea. Desafio: tente demonstrar que estes segmentos estão, de fato, divididos na razão áurea.


6.O número de ouro também está presente no dodecaedro regular e no icosaedro regular! Na figura abaixo, os três retângulos inscritos no icosaedro regular são retângulos áureos (e são perpendiculares entre si)! Para girar a figura, clique e arraste.


7.É possível dividir um segmento AB na razão áurea usando régua e compasso apenas. Clique sucessivamente nos botões “<-” e “->”   abaixo para ver os vários passos que compõem a construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!