14 de julho de 2014

O QUE É MESMO APRENDIZAGEM?

Por Ana Lúcia Hennemann

Aprendizagem nada mais é do que modificarmos nossos comportamentos. Adquirir uma nova habilidade seja ela psicomotora, cognitiva ou afetiva (uma nova atitude frente a algo). Entretanto, aprendizagem depende da interação que temos com o meio, e esta é tão significativa que ao pensarmos no caso da inclusão percebemos indivíduos que antes eram colocados em total segregação, destacando-se na mídia seja como repórteres, seja como cineastas, enfim “o céu não é mais o limite” , novos horizontes estão se abrindo para todos.

Mas, focando na questão da aprendizagem... Para que nosso comportamento seja modificado, se faz necessário ocorrer uma mudança física dentro de nosso cérebro, que é justamente o crescimento das espinhas dendríticas (espículas dendríticas). Imagine que você tenha uma prova no dia seguinte e não teve tempo de estudar com antecedência e restou somente a noite anterior para isso. Você estuda, estuda e estuda, é capaz de até fixar alguns conceitos, mas estas informações ficam apenas passando pelos seus neurônios, não ocorre nenhuma modificação nos mesmos, não há crescimento de espinhas dendríticas. Essa aprendizagem “não se consolidou”, certamente ao terminar a prova, esta aprendizagem se tornará descartável. Para que a aprendizagem realmente aconteça ela necessita de “repetição”. Se faz necessário, estudo diário, troca de informação com outras pessoas, assistir palestras, documentários envolvendo o conteúdo, no caso das séries iniciais: além de exercícios envolvendo o conteúdo, pode-se utilizar-se de jogos que façam os alunos interagirem e evidenciarem os conhecimentos que estão sendo oportunizados.

                            

Quanto mais conhecimentos prévios o indivíduo tiver sobre o assunto, maior será as conexões que ele fará, e de certa forma, mais aumento de espinhas dendríticas.
Espinhas dendríticas crescendo durante durante as atividades.(Crédito: Yi Zuo, da Universidade da Califórnia, Santa Cruz)
                                                        Uma pesquisa interessante foi realizada na Universidade da Califórniaonde um grupo de cientistas estudaram a alteração de neurônios em três grupos de ratos que aprenderam diferentes tipos de comportamentos durante quatro dias. O primeiro grupo deveria aprender a esticar as patas entre duas gaiolas para alcançar uma semente que lhe serviria de alimentação. O segundo grupo além de pegar a semente, também deveriam aprender a comer uma massa fina e escorregadia. Os ratos do terceiro grupo não tiveram uma tarefa específica, mas suas gaiolas foram equipadas com muitos materiais tais como: cordas, escadas e locais onde poderiam subir e correr.


Através de equipamentos, as atividades neurais dos ratos eram monitoradas diariamente, sendo que todos os grupos apresentaram modificação nas espinhas dendríticas, mas o grupo que teve apenas uma tarefa específica apresentou maior crescimento neste local. A conclusão desta pesquisa é que a prática (repetição) constante manifesta-se mais rapidamente no cérebro.
Quando adquirimos novas habilidades (aprendizagem) adquirimos novos comportamentos importantes para nossa vida. A aprendizagem precisa acontecer em espiral, ou seja, precisamos repassar sobre aquela informações mais vezes, dificilmente aprendemos algo em uma aula só, se faz necessário que aquela informação que estamos tendo contato não fique somente na nossa memória operacional, mas sim que ela se consolide na memória de longo prazo, e um dos fatores importantes para que isso ocorra é o sono, pois somente durante o sono é que se formam novas espinhas dendríticas. É durante o sono que fazemos uma reorganização dos conhecimentos adquiridos durante o dia com os conhecimentos já armazenados na nossa memória.

Fonte:
- COSENZA, Ramon. GUERRA, Leonor. Neurociência e Educação – Porto Alegre: Artmed, 2011.
Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!