11 de novembro de 2015

AS CORES NA COMUNICAÇÃO VISUAL PARTE 3

As três dimensões da cor

A cor-pigmento - isto é, a cor que é refletida pelos objetos - é composta de três dimensões complementares: matiz, saturação e brilho. Ou seja, toda cor apresenta estas três dimensões simultaneamente.

Matiz (abaixo) diz respeito ao aspecto cromático em si, isto é, matiz é como denominamos as diferentes longitudes de onda eletromagnéticas, responsáveis pela nossa percepção das cores. Assim, temos o matiz vermelho, o matiz amarelo etc.

Saturação (abaixo) diz respeito à pureza da cor. Quanto mais pura a cor, mais saturada ela será. No caso da comunicação visual, pode-se diminuir a saturação de uma cor pela mistura com o cinza. Quanto mais cinza misturamos em uma cor, menos pura ela será. Abaixo, vemos, à esquerda, um círculo em vermelho puro. Conforme vamos caminhando para a direita, o vermelho vai ficando cada vez menos saturado, até que, no último círculo, temos o cinza.



Já o brilho (ou tonalidade) diz respeito ao índice de intensidade luminosa da cor, isto é, indica quanto mais luz colorida o objeto reflete. Como podemos ver abaixo, nós organizamos sete índices de luminosidade do matiz vermelho. O círculo central é o índice próprio da cor. À esquerda, o vermelho vai ficando mais luminoso e, à direita, mais escuro.



Qualquer alteração em uma das três dimensões da cor, altera as outras duas. Se tornarmos uma cor mais escura, também estaremos alterando sua saturação e, por fim, a própria cor é alterada.

Quando falamos de cor, então, estamos falando de:

COR = MATIZ + TONALIDADE + SATURAÇÃO

As três cores pigmento primárias



Do mesmo modo que a cor-luz tem suas três cores primárias, também a cor-pigmento tem as suas cores primárias. Elas são o vermelho, o azul e o amarelo.



Nenhuma mistura de cores-pigmento pode produzir o vermelho, o amarelo ou o azul, mas, misturando-se estas três cores, em quantidades variadas, pode-se obter, por subtração, quaisquer outras cores-pigmento.

Os métodos de misturas subtrativas das cores-pigmento são similares às das cores-luz. A partir das três cores primárias, pode-se obter as seguintes cores secundárias:

(1) Vermelho + Azul = Roxo
(2) Vermelho + Amarelo = Laranja
(3) Azul + Amarelo = Verde



Vê-se, nas misturas de tintas (não aqui no monitor, claro), que o roxo resultante da mistura é mais escuro que o vermelho; que o laranja é mais escuro que o amarelo, e que o verde é mais escuro do que o amarelo. Comprovando que misturas de cor-pigmento são mais escuras que as cores originais.

Além disso, a mistura subtrativa das três cores-pigmento primárias produzirá um tom de cinza escuro, quase preto, como visto abaixo

Na ilustração abaixo, organizando as cores-pigmento em um círculo das cores, podemos avaliar os pares complementares, os quais são diferentes dos pares complementares das cores-luz. São eles:
Vermelho x Verde
Amarelo x Roxo
Azul x Laranja

 Continua na postagem 4...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!