A cor-pigmento - isto é, a cor que é refletida pelos objetos - é composta de três dimensões complementares: matiz, saturação e brilho. Ou seja, toda cor apresenta estas três dimensões simultaneamente.
Matiz (abaixo) diz respeito ao aspecto cromático em si, isto é, matiz é como denominamos as diferentes longitudes de onda eletromagnéticas, responsáveis pela nossa percepção das cores. Assim, temos o matiz vermelho, o matiz amarelo etc.
Saturação (abaixo) diz respeito à pureza da cor. Quanto mais pura a cor, mais saturada ela será. No caso da comunicação visual, pode-se diminuir a saturação de uma cor pela mistura com o cinza. Quanto mais cinza misturamos em uma cor, menos pura ela será. Abaixo, vemos, à esquerda, um círculo em vermelho puro. Conforme vamos caminhando para a direita, o vermelho vai ficando cada vez menos saturado, até que, no último círculo, temos o cinza.
Já o brilho (ou tonalidade) diz respeito ao índice de intensidade luminosa da cor, isto é, indica quanto mais luz colorida o objeto reflete. Como podemos ver abaixo, nós organizamos sete índices de luminosidade do matiz vermelho. O círculo central é o índice próprio da cor. À esquerda, o vermelho vai ficando mais luminoso e, à direita, mais escuro.
Qualquer alteração em uma das três dimensões da cor, altera as outras duas. Se tornarmos uma cor mais escura, também estaremos alterando sua saturação e, por fim, a própria cor é alterada.
Quando falamos de cor, então, estamos falando de:
COR = MATIZ + TONALIDADE + SATURAÇÃO
As três cores pigmento primárias
Do mesmo modo que a cor-luz tem suas três cores primárias, também a cor-pigmento tem as suas cores primárias. Elas são o vermelho, o azul e o amarelo.
Os métodos de misturas subtrativas das cores-pigmento são similares às das cores-luz. A partir das três cores primárias, pode-se obter as seguintes cores secundárias:
(1) Vermelho + Azul = Roxo
(2) Vermelho + Amarelo = Laranja
(3) Azul + Amarelo = Verde
Vê-se, nas misturas de tintas (não aqui no monitor, claro), que o roxo resultante da mistura é mais escuro que o vermelho; que o laranja é mais escuro que o amarelo, e que o verde é mais escuro do que o amarelo. Comprovando que misturas de cor-pigmento são mais escuras que as cores originais.
Além disso, a mistura subtrativa das três cores-pigmento primárias produzirá um tom de cinza escuro, quase preto, como visto abaixo
Vermelho x Verde
Amarelo x Roxo
Azul x Laranja
Continua na postagem 4...
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