Que o sono não se extingue totalmente o nosso cérebro é um fato muito conhecido para os cientistas que, através de várias pesquisas e observações realizadas nos últimos anos têm mostrado, por exemplo, como uma boa noite de sono é essencial para nos purificar de resíduos potencialmente neurotóxicos , para garantir as boas lembranças ou para remover aqueles dolorosos , fazendo uma seleção a partir do mais ou menos úteis. Afinal, nós conhecemos a nós mesmos, quando estamos dormindo, alguns sons não são sequer percebido pelo ouvido humano, porque já reconhecido como um simples ruído de fundo, enquanto outros são capazes de acordar, colocando em alarme como inesperada ou não reconhecida. Em suma, de alguma forma, o nosso cérebro está sempre trabalhando.
O experimento
Sendo esse o caso, qualquer aluno pode perguntar: o que é verdade, então, a história de que a lição de ouvir através de auscultadores durante o sono você pode aprender mais rapidamente? Bem, um estudo realizado por pesquisadores do CNRS francês ( Centre national de la recherche scientifique ), cujos resultados foram anunciados por meio de um artigo publicado na revista Current Biology , investigando nessa direção. Professor Sid Habiba Kouider a Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales , em Paris, junto com seus colegas, passou por alguns voluntários para uma experiência particular. Os participantes, durante a vigília, foram solicitados a classificar algumas palavras que ouviram, dividindo-os entre os animais e objetos (número experimento 1) ou entre as palavras e palavras-pesudo (número experimento 2): a fazê-lo, eles tinham que apertar um botão com a mão esquerda ou com a direita. Tudo isso, enquanto eles estavam no processo de acordar, mas já se encaminhavam para o sono.
Brains em pleno andamento
As conclusões
Esses resultados mostram que, apesar do estado de comportamento não-vigília ea ausência de uma resposta clara, os dormentes são sempre capazes de extrair informações relevantes através dos estímulos externos e para preparar "secretamente" uma reação motora apropriada. Infelizmente, no entanto, parece que os voluntários não se lembrava de nada de suas "decisões", uma vez de volta no velório: então, talvez, a experiência não foi cientificamente provado que há uma maneira de estudar menos e, ao mesmo tempo, o sono ainda mais. Mas talvez, a descoberta dos estudiosos é um bom começo, e então, depois de tudo, não tente prejudicial.
Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário