Imagem da queda e explosão de meteoro, em Chelyabinsk, na Rússia em 15/02/2013 |
Mal passou o Eclipse Lunar Total do dia 15 e já temos outro evento no céu para você. A chuva de meteoros é causada pelo rastro da passagem de um cometa. Os detritos da pedra de gelo ficam pelo caminho e, quando a Terra passa por esse rastro, eles queimam na entrada da atmosfera e viram os meteoros. O cometa que causa as Liríadas é o Thatcher, descoberto pelo americano A. E. Thatcher em 4 de abril de 1861.
A chuva de meteoros Lirídeas, na constelação de Lira, acontece todo mês de abril, e em 2014 seu auge será na madrugada de segunda para terça (22), às 3h, no hemisfério Sul. Serão cerca de 20(vinte) explosões por hora no ponto máximo.
Esta chuva de meteoros poderá atingir uma média de até 10 meteoros por hora e terá seu pico observado entre os dias 21 e 22 de abril de 2014. Seu radiante está na constelação de Lira. Apesar de não ser a mais forte chuva de meteoros, as Lirídeas são famosas por terem sido registradas há 2.600 anos, o período mais longo na história. Além disso, no ano de 1803 foram vistos cerca de 100 meteoros por hora, em Virgínia, nos EUA.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".
O melhor momento para essa obsevação será quando a estrela mais brilhante (Vega) dessa constelação estiver bem alta no céu. Isso pode acontecer as 04:30h. da manhã, ou até antes desse horário, às 02:30h.
Como localizar no céu?
Representação indica local que deve ser observado no céu para achar a chuva de meteoros Lirídeas, que acontece na segunda metade de abril. Por causa da rotação da Terra, essa visão é igual para praticamente todos os locais do hemisfério Sul. A linha vermelha em toda a parte inferior da imagem representa o horizonte, à esquerda deve estar o Norte e, à direita, o Nordeste. Tente achar um ponto brilhante no céu, será Altair, estrela mais brilhante constelação da Águia e a 12ª estrela mais brilhante no céu noturno. A constelação de Lira está abaixo, à esquerda
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.
Referências: http://www.guiadasemana.com.br/evento/em-casa/chuvas-de-meteoro-2014-lirideas-21-04-2014
http://climatologiageografica.org/vem-ai-chuva-de-meteoros-lyrids/#ixzz2zSSJL3Ny
Nenhum comentário:
Postar um comentário