20 de abril de 2022

ALINHAMENTOS PLANETÁRIOS EM 2022

O que é um desfile de planetas?

Embora "desfile de planetas" não seja um termo científico oficial, ele é amplamente usado na astronomia para denotar um evento astronômico que ocorre quando os planetas do sistema solar se alinham em fileira na mesma área do céu, visto por quem observa da Terra. Não há uma definição única para esse fenômeno. Estas são as três usadas com mais frequência:
Um evento astronômico que ocorre quando os planetas se alinham em fileira em um dos lados do Sol ao mesmo tempo, como visto acima do plano do nosso sistema solar.
Um fenômeno visual que ocorre quando os planetas do sistema solar aparecem em um pequeno setor do céu ao mesmo tempo, independentemente de suas condições de visibilidade, do ponto de vista da Terra (como visto por quem observa da Terra). Um desfile planetário desse tipo aconteceu em 18 de abril de 2002, e depois em 4 de julho de 2020, quando todos os planetas do Sistema Solar visíveis a olho nu se alinharam no céu noturno. De acordo com as previsões preliminares, esses desfiles planetários ocorrerão em 2022, 2040 e 2854.
Em raras ocasiões, há condições muito boas de visualização de todos os planetas do sistema solar em uma noite. Esses eventos também são chamados de desfiles de planetas. Para planetas internos, as melhores condições de visualização ocorrem próximo às maiores elongações. Já para os planetas externos, em algum momento antes e depois das oposições.

Tipos de desfiles de planetas

Outro termo para um desfile de planetas é "apulso". Os seguintes tipos de desfiles de planetas são diferenciados de acordo com o número de planetas participantes:

1- Minidesfile de planetas – 3 planetas.
2- Pequeno desfile de planetas – 4 planetas.
3- Grande desfile de planetas – 5 ou 6 planetas.
4- Imenso (total) desfile de planetas – todos os planetas do sistema solar (+ Plutão, às vezes).

Minidesfiles de planetas não são eventos raros. Três planetas podem ser observados simultaneamente na mesma parte do céu diversas vezes ao ano.

Quando os planetas se alinham?

É importante apontar que o alinhamento planetário durante um desfile de planetas não deve ser interpretado literalmente. Na verdade, os planetas nunca se alinham perfeitamente em linha reta, como geralmente mostram as imagens. Visto que os planetas do sistema solar não orbitam perfeitamente no mesmo plano e oscilam em diferentes órbitas no espaço tridimensional, eles nunca se alinharão perfeitamente.

O que acontece quando os planetas se alinham?

Por alinhamento ou desfile de planetas, os astrônomos normalmente querem dizer que os planetas aparecerão na mesma parte do céu. Às vezes, o arranjo dos planetas no céu lembra uma linha, mas nem sempre é o caso. Na maioria das vezes, dois ou três planetas formam uma linha no céu.

Além disso, depende muito do ponto de vista. Quando os planetas se alinham em um dos lados do Sol, eles não estão necessariamente na mesma região do céu para quem observa da Terra. Vice-versa, quando os planetas estão na mesma parte do céu do ponto de vista da Terra, eles não estão necessariamente alinhados do ponto de vista do Sol.

Quando foi a última vez em que todos os planetas se alinharam?

No dia 4 de julho de 2020, ocorreu um desfile único e raro de planetas. Todos os planetas do sistema solar – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e o planeta anão Plutão – alinharam-se em um dos lados do Sol ao mesmo tempo. Esse foi um desfile de planetas do primeiro tipo dos três descritos acima. O alinhamento quase perfeito não ocorreu, visto que o ângulo de desvio foi bem pequeno. Antes disso, o desfile de planetas desse tipo ocorreu em 1982, e o próximo é esperado em 2161.

Também, em agosto de 2020, ocorreu o desfile planetário do terceiro tipo: os observadores puderam testemunhar todos os planetas em uma noite. No início do mês, o esquivo planeta Mercúrio brilhou no céu da manhã, e o brilhante Vênus apareceu próximo. O planeta vermelho Marte e os distantes Urano e Netuno, aproximando-se de suas oposições, estavam bem-posicionados para observação, assim como os gigantes gasosos Júpiter e Saturno. Até mesmo o escuro planeta anão Plutão ofereceu aos observadores do céu condições favoráveis para vê-lo em razão de sua oposição.

A última vez que o desfile planetário aconteceu foi em dezembro de 2021. Foi menos espetacular do que o de agosto de 2020, pois, dessa vez, apenas seis planetas se alinharam no céu: Mercúrio, Vênus, Saturno, Júpiter, Netuno e Urano. O alinhamento também não foi tão perfeito.

Quando ocorrerá o próximo grande alinhamento planetário?

Quem observou as estrelas teve a chance de desfrutar um desfile planetário espetacular do segundo tipo em março de 2022: cinco planetas do sistema solar – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – apareceram simultaneamente em um pequeno setor do céu. No entanto, as condições de observação foram desfavoráveis para os amantes de astronomia em algumas partes do globo. Se você perdeu o desfile de planetas em março, tente a sorte agora em abril ou junho de 2022, quando vão ocorrer outros alinhamentos de planetas.

Quando os planetas vão se alinhar em 2022?

Os três desfiles planetários em 2022:
- 28 de março de 2022;
- 20 de abril de 2022;
- 24 de junho de 2022.


Vamos examinar rapidamente cada um deles.

Desfile planetário em 28 de março de 2022

Como mencionamos acima, cinco planetas do Sistema Solar participaram desse desfile: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Todos eles estavam posicionados na mesma parte do céu nas horas da manhã de 28 de março de 2022. A desvantagem é que você provavelmente viu apenas três desses planetas, pois Mercúrio esteve posicionado muito perto do Sol, e Júpiter ficou muito baixo acima do horizonte para a maioria das localizações. Mas não se preocupe! Os outros três planetas prepararam uma surpresa linda no céu!

Em 28 de março, pouco antes do nascer do sol, Vênus, Marte e Saturno se agruparam dentro de um círculo de 5,3° de diâmetro na constelação de Capricórnio — da próxima vez, esse alinhamento planetário ocorrerá apenas em setembro de 2040, quando os três planetas chegarão ainda mais perto, dentro de um círculo 3,9°.

Você pôde ver o trio planetário junto através de binóculos ou simplesmente observá-los a olho nu.

Desfile planetário em 20 de abril de 2022

Outro alinhamento de planetas ocorrerá hoje, 20 de abril, quando Júpiter, Saturno, Marte e Vênus criarão uma linha quase perfeita no céu antes do amanhecer. As condições de visualização serão mais favoráveis do que em março: todos os planetas estarão dentro do alcance da visibilidade a olho nu e subirão mais acima do horizonte antes do nascer do sol. Contudo, você ainda precisará de um horizonte desobstruído para ver Júpiter, que estará mais baixo do que os outros planetas. Você encontrará Júpiter em Peixes, Marte e Vênus em Aquário, e Saturno em Capricórnio.

Observe que esse evento específico não se encaixa realmente nas definições de “desfile planetário” mencionadas acima. Ele pode ser referido como o segundo tipo, mas a distância entre os planetas será muito grande.

Desfile planetário em 24 de junho de 2022

O último e mais espetacular desfile planetário do ano acontecerá no fim de junho. Na manhã de 24 de junho, observadores verão todos os planetas do Sistema Solar se alinhando no céu. Apenas cinco dos planetas — Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno — serão visíveis a olho nu; para observar Netuno e Urano, muito fracos, será necessário usar binóculos.

Os planetas vão se estender de leste a sul (norte a leste nas latitudes do sul) através do céu, então você com certeza não verá todos eles juntos pela via ótica. Observadores do Hemisfério Sul terão, mais uma vez, uma visão melhor: lá, os planetas subirão mais cedo e muito mais alto.

Um bônus adicional é a Lua minguante, brilhando entre Vênus e Marte. Ela estará ligeiramente fora da linha planetária, viajando de planeta em planeta durante a segunda metade de junho.

Perguntas frequentes

1-O que é um desfile planetário?
É um evento astronômico que ocorre quando os planetas do sistema solar se alinham em fileira na mesma área do céu, vistos da Terra.
Os eventos astronômicos que podem ser chamados de desfiles de planetas incluem:
Eventos que ocorrem quando os planetas se alinham em fileira em um dos lados do Sol ao mesmo tempo, como observado acima do plano do sistema solar;
Fenômeno visual que ocorre quando os planetas do sistema solar aparecem em um pequeno setor do céu ao mesmo tempo, como visto por um observador terrestre,
Noites em que todos os planetas do sistema solar podem ser vistos.

2-Quais são os tipos de desfiles de planetas?
Há quatro tipos de desfiles de planetas: mini (3 planetas), pequeno (4 planetas), grande (5 ou 6 planetas) e imenso (todos os planetas do sistema solar).

3-Quando os planetas do sistema solar se alinham?
Na verdade, os planetas do Sistema Solar nunca se alinham numa linha reta perfeita, pois eles não orbitam no mesmo plano.

4-O que esperar de um desfile de planetas?
Durante esse evento espetacular, você pode ver os planetas alinhados (ou apenas reunidos) na mesma parte do céu.

5-Quando foi a última vez em que ocorreu um desfile de planetas?
Todos os planetas do sistema solar se alinharam em um dos lados do Sol, ao mesmo tempo, no dia 4 de julho de 2020. Além disso, os observadores no mês seguinte puderam ver todos os planetas em uma noite.

6-Que desfile planetário aconteceu no dia 4 de julho de 2020?
Em 4 de julho de 2020, ocorreu um desfile de planetas raro. Todos os oito planetas do Sistema Solar e o planeta anão Plutão se alinharam no mesmo lado do Sol ao mesmo tempo.

7-Quando foi possível ver um grande desfile de planetas?
Em março de 2022, cinco planetas do sistema solar apareceram simultaneamente em um pequeno setor do céu. Em junho de 2022, ocorrerá mais um alinhamento planetário.

8-Com que frequência os planetas se alinham?
Três planetas se alinham em um dos lados do Sol simultaneamente duas vezes por ano; quatro planetas – uma vez por ano; cinco planetas – uma vez a cada dezenove anos; e os oito planetas do sistema solar – uma vez a cada cerca de cento e setenta anos.

9-Qual a diferença entre astronomia e astrologia?
Enquanto a astronomia busca entender a física do universo, a astrologia usa cálculos astronômicos com as posições dos corpos celestes em suas órbitas para correlacionar eventos cósmicos com acontecimentos da humanidade.
Segundo os astrólogos esses alinhamentos carregam uma energia, uma vez que, esse momento tem todo um significado que pode nos ajudar a entender as frequências e repetição dos acontecimentos e também [dependendo do nosso mapa natal] afetar algumas áreas nossa vida de acordo com as vibrações de cada planeta.
Agora que sabemos o que são alinhamentos planetários podemos ampliar o entendimento pesquisando o que ocorreu durante esses eventos. Que tal?


Referència

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!