25 de junho de 2026

APRENDENDO A AMAR

"Quando alguém ama, transmite essa vibração amorosa aos outros. Se o receptor ou receptores da mesma forem sensíveis, percebem o amor como uma onda de calor intenso que não queima, uma vibração que percorre alguém por completo, que chega até o canto mais profundo, como se enchesse cada um dos poros da sua alma, provocando estremecimento e fazendo-o sentir como que envolto por uma nuvem de paz e harmonia. Nesse estado de bem-estar interior a pessoa sente-se otimista, alegre, relaxado, sereno e descobre que os problemas da sua existência não são tão graves." 

✧ Trecho extraído do livro "As Leis Espirituais", de Vicent Guillem ✦

31 de janeiro de 2026

PENSAMENTO É VIDA

 

⚛️ Em 1997, físicos em Geneva separaram duas partículas entrelaçadas por 11 km. Quando mudaram o estado de uma, a outra reagiu instantaneamente — mais rápido que a luz. A distância não existia pra elas.


🔗 Na física, partículas que já interagiram permanecem conectadas pra sempre. Seu cérebro e coração funcionam como antenas quânticas. Quando pensamos em alguém com raiva, distorcemos o campo entre nós. 


Quando mudamos pra calma ou gratidão, a conexão se reconfigura instantaneamente.


💭 Não é misticismo — é física fundamental da realidade. 


Nossos pensamentos são ferramentas de influência.


Somos influenciáveis e influenciadores.


Cuidemos dos nossos pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes.

Mente e corpo são sistêmicos!

1 de outubro de 2025

ATO DE CONTEMPLAR



Contemplação do dia

Onde há divisão há sofrimento.
~Sri Amma Bhagavan ~

Onde há divisão — entre nós e outros, entre nós e a vida, entre nós e o Divino — o sofrimento é inevitável.

No momento
em que a mente cria separação, ela dá origem à comparação, a competição,  
ao conflito e ao medo.

Essa fragmentação interna torna-se a raiz da dor nos relacionamentos, na sociedade e dentro de nós mesmos.

Mas quando a divisão cessa, quando as paredes do ‘eu’ caem, há apenas unidade.

Nesse estado, o sofrimento deixa de existir, pois o amor universal e a harmonia fluem naturalmente.

A vida torna-se inteira, completa, sagrada e descobrimos que o Divino nunca esteve apartado de nós, mas presente em tudo o que é. 

Sejamos!😉

28 de abril de 2025

SENTIDO REAL


~*~No imaginário é possível tocar o impalpável.

A mente existe para ser usada, para alcançar aquilo que a realidade não consegue atingir.

Se a rotina prende, a imaginação liberta.

Vive-se apenas do óbvio, do que está escrito, prescrito....programado... Sem a razão de ser e do ser.

É a busca do sentido real que movimenta a essência... que  transporta a vibração... que transforma o self... que inspira ao novo *eu* ...e impulsiona a trajetória transcendente rumo às Evoluções Cósmicas...

Tocar o improvável nos faz menos previsíveis. 😉

Tenhamos um ótimo dia!

                                                 Regina Lanhelas

13 de abril de 2025

TEORIA DAS CORDAS E A ENERGIA ESCURA

 Cientistas afirmam ter encontrado 'a primeira evidência observacional que apoia a teoria das cordas', o que pode finalmente revelar a natureza da energia escura!

Físicos propuseram um novo modelo do espaço-tempo que pode fornecer a "primeira evidência observacional que apoia a teoria das cordas", sugere uma nova pré-impressão.

Físicos afirmam que podem ter encontrado uma explicação muito esperada para a energia escura, a força misteriosa que está impulsionando a expansão acelerada do universo, sugere um novo estudo de pré-impressão.

Seus cálculos sugerem que, nas menores escalas, o espaço-tempo se comporta de uma forma profundamente quântica, diferindo drasticamente da estrutura suave e contínua que vivenciamos na vida cotidiana. De acordo com suas descobertas, as coordenadas do espaço-tempo não "comutam" — o que significa que a ordem em que aparecem nas equações afeta o resultado. Isso é semelhante a como a posição e a velocidade de uma partícula se comportam na mecânica quântica.

Uma das consequências mais marcantes desse espaço-tempo quântico, conforme previsto pela teoria das cordas , é que ele naturalmente leva à aceleração cósmica. Além disso, os pesquisadores descobriram que a taxa na qual essa aceleração diminui ao longo do tempo se alinha notavelmente bem com as últimas observações do Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI).

"Visto através das lentes do nosso trabalho, você pode pensar no resultado do DESI como a primeira evidência observacional que apoia a teoria das cordas e talvez as primeiras consequências observáveis ​​da teoria das cordas e da gravidade quântica", disse o coautor do estudo Michael Kavic, professor da SUNY Old Westbury, à Live Science por e-mail.


O mistério da expansão do universo.

Em 1998, duas equipes independentes — o Supernova Cosmology Project e o High-Z Supernova Search Team — descobriram que a expansão do universo não estava diminuindo, como se pensava anteriormente, mas sim acelerando. Eles chegaram a essa conclusão estudando supernovas distantes, que pareciam mais fracas do que o esperado. Essa aceleração implicava a presença de uma entidade misteriosa permeando o espaço, mais tarde apelidada de energia escura.

No entanto, a origem da energia escura permaneceu elusiva. Uma hipótese popular sugere que ela surge de flutuações quânticas no vácuo, semelhantes às vistas no campo eletromagnético. No entanto, quando os físicos tentaram calcular a taxa de expansão com base nessa ideia, eles chegaram a um valor que era demasiado grande — 120 ordens de magnitude — uma discrepância impressionante.

Observações recentes do DESI complicaram ainda mais o quadro. De acordo com o Modelo Padrão de partículas elementares , se a energia escura fosse simplesmente uma energia de vácuo, sua densidade deveria permanecer constante ao longo do tempo. No entanto, os dados do DESI indicam que a taxa de aceleração não é fixa, mas que diminui ao longo do tempo — algo que o Modelo Padrão não prevê.

Resolvendo o mistério com a teoria das cordas.

Para lidar com essas inconsistências, os pesquisadores recorreram à teoria das cordas, uma das principais candidatas para uma teoria quântica da gravidade. Ao contrário do Modelo Padrão, que trata partículas elementares como pontos, a teoria das cordas propõe que elas são, na verdade, objetos minúsculos, vibrantes e unidimensionais, chamados cordas. Essas cordas, dependendo de seus modos de vibração, dão origem a diferentes partículas — incluindo o gráviton, o hipotético portador quântico da gravidade.

Em um novo artigo publicado no banco de dados de pré-impressão arXiv, mas que não foi revisado por pares, os físicos Sunhaeng Hur, Djordje Minic, Tatsu Takeuchi (Virginia Tech), Vishnu Jejjala (University of the Witwatersrand) e Michael Kavic aplicaram a teoria das cordas para analisar o espaço-tempo no nível quântico.

Ao substituir a descrição de partículas do Modelo Padrão pela estrutura da teoria das cordas, os pesquisadores descobriram que o próprio espaço-tempo é inerentemente quântico e não-comutativo, o que significa que a ordem em que as coordenadas aparecem nas equações é importante.

Esse afastamento radical da física clássica permitiu que eles derivassem as propriedades da energia escura não apenas de dados experimentais, mas diretamente de uma teoria física fundamental. Seu modelo não apenas produziu uma densidade de energia escura que corresponde de perto aos dados observacionais, mas também previu corretamente que essa energia deveria diminuir ao longo do tempo, alinhando-se com as descobertas do DESI.

Um dos aspectos mais impressionantes do resultado é que o valor da energia escura depende de duas escalas de comprimento muito diferentes: o comprimento de Planck, a escala fundamental da gravidade quântica, que é de cerca de 10⁻³³ centímetros; e o tamanho do universo, que tem bilhões de anos-luz de diâmetro. Tal conexão entre as menores e maiores escalas no cosmos é altamente incomum na física e sugere que a energia escura está profundamente ligada à natureza quântica do próprio espaço-tempo.

"Isso sugere uma conexão mais profunda entre a gravidade quântica e as propriedades dinâmicas da natureza que deveriam ser constantes", disse Kavic. "Pode acontecer que um equívoco fundamental que carregamos conosco seja o de que as propriedades básicas definidoras do nosso universo são estáticas, quando na verdade não são."

Testes experimentais e perspectivas futuras.

Embora a explicação da equipe sobre a expansão acelerada do universo seja um avanço teórico significativo, testes experimentais independentes são necessários para confirmar seu modelo. Os pesquisadores propuseram maneiras concretas de testar suas ideias.

Uma linha de evidência "envolve a detecção de padrões complicados de interferência quântica, o que é impossível na física quântica padrão, mas deveria ocorrer na gravidade quântica", acrescentou Minic.

A interferência ocorre quando ondas, como ondas de luz ou matéria, se sobrepõem e amplificam ou cancelam umas às outras, criando padrões característicos. Na mecânica quântica convencional, a interferência segue regras bem compreendidas, envolvendo tipicamente dois ou mais caminhos quânticos possíveis. No entanto, a interferência de ordem superior — prevista por alguns modelos de gravidade quântica — sugere interações mais complexas que vão além desses valores padrão. Detectar tais efeitos no laboratório seria um teste inovador da gravidade quântica.

"Esses são experimentos de bancada que poderão ser realizados em um futuro próximo — dentro de três a quatro anos."

Enquanto isso, os pesquisadores não estão esperando por confirmações experimentais. Eles continuam a refinar sua compreensão do espaço-tempo quântico, bem como explorando caminhos adicionais para testar sua teoria.

Se confirmadas, suas descobertas representariam um grande avanço não apenas na explicação da energia escura, mas também no fornecimento da primeira evidência tangível da teoria das cordas — um objetivo há muito buscado na física fundamental.

Jumar Vicenth 

(Créditos de imagem: Terranaut via Pixabay)

5 de junho de 2024

PERCEPÇÕES

Cada um de nós percebe o ambiente de acordo com o que foi programado e ensinado ao longo das eras. _Isso vale para quaisquer situações na vida._
Inclusive agora, cada um vai interpretar esse texto que escrevo com a percepção que carrega dentro de si.
É desafiador desprogramar o que foi aprendido e alicerçado dentro de nós como verdade absoluta para reprogramar uma nova *"versão de nós mesmos" {melhorada / apurada / renovada / sutilizada /regenerada}*... que vai nos fazer seguir patamares além... sempre acima desse [pensar arcaico e primitivo] que paira no inconsciente coletivo.
Por isso precisamos também estar cercados com pessoas de mentes livres, que pensam por si mesmas, sem a "síndrome da Gabriela" *"Eu nasci assim, eu cresci assim e vou morrer assim.*"
Além disso, quando procuramos guardar em nós apenas os perfeitos sentimentos... nossa realidade começa a mudar. Seres de fato superiores se aproximam. Nós mudamos internamente.
Já que somos eternos aprendizes, rs. E aprendemos uns com os outros...
Agradeço por essa oportunidade de fazer parte dessa rede chamada internete  com todos vocês!
Juntos somos mais fortes!

17 de maio de 2024

MEIAS VERDADES

A maioria dos seguimentos tem fragmentos de verdades, por isso são meias verdades que dividem os seres humanos porque somos ainda necessitados de aprovação e o tempo todo queremos competir e nos comparar. 
Viemos há mais de quarenta mil anos, cometendo os mesmos desatinos e pior: acrescentando mais equívocos que impregnam nossa alma paralisando a marcha evolutiva
É um grande desafio transformar aquilo que está alicerçado em nós a tantos milênios, uma vez que nossa infância espiritual nos tolda a visão, além de impedir de seguirmos a Providência no caminho da Perfeição.
Interpretando bem os movimentos onde falam de Jesus, sendo o exemplo de perfeição, explicava e exemplificava nas atitudes os sentimentos nobres juntos num só: o Amor [Real/Incondicional/Universal] e ensinou que este nos aproxima da nossa Essência Divina que está presente em nós aguardando a nossa vontade para desabrochar e irradiar sua luz.
Lembremos que quem "olha pra fora sonha" e quem "olha para dentro desperta."
As maioria das nossas percepções são enganosas quanto ao ambiente externo e nosso ambiente interno.
Porém, quando começamos a escutar/perceber/observar os nossos sentimentos, sejam eles quais forem... começamos a dar pequenos passos na nossa reforma íntima abrindo espaço para que uma mudança aconteça de dentro para fora.
Quando percebemos um sentimento analisando de onde surgiu, porquê veio, como apareceu, o que eu estava fazendo, será que eu pensava alguma coisa antes, esse sentimento é meu... são perguntas para começarmos um caminho novo, dando os primeiros passos para substituirmos o inconsciente pelo consciente.
Esse caminho é desafiador, por isso a grande maioria (deixa para depois, para amanhã, para a próxima), e continuamos como humanidade estacionados na vivência vazia de nós mesmos.
Tenhamos a vontade e o querer bem de começar e tudo passará para um nÍvel transcendental de existir com um propósito real de ser.

8 de maio de 2024

DIMENSÕES

O conhecimento atual nos prega muitas peças mentais de questionamentos inúteis na qual precisamos nos libertar para o passo seguinte em compreensão maior. São muitas as armadilhas do conhecimento na qual somos aprisionados.
Como a definição da curvatura do espaço tempo sem ser uma força, pois o que promove conexões instantâneas entre dois pontos distantes, pelo fato de quebrar o limite da velocidade da luz, Einstein eliminou a força ou velocidade da fórmula, F=m.a, ou F=m.v/t.t , e assim apenas juntou dois pontos distantes numa curvatura da gravidade num círculo fechado.
Entretanto não se precisa eliminar a força, pois um curvatura circular que junta dois pontos bem próximos A com B, gera uma reflexão de ondas dilatadas ao longo da curvatura como um segundo braço de luz que percorre ao longo do maior espaço curvado entre os pontos A e B ao mesmo tempo que que o percurso do 1o braço de luz percorre a menor distância entre a reta próxima ligando dois pontos, A com B. Desta forma com a velocidade limite da luz sendo ultrapassada na região curvada da gravidade, gerada pelo aumento de massa que pede um aumento de aceleração e por conseguinte um aumento de velocidade e por conseguinte um aumento de força que em termos de velocidade quadrada maior que c², (V²>c²), seria um aumento de energia negativa, dado por um tempo negativo que indus a massa negativa, atuando de forma retroativo em retorno ao limite de área gerada com o aumento de pacotes fundamentais quantizados de informações para dentro do limite de c², em termos de area do percurso da velocidade quadrada da luz num segundo do tempo medido por um observador externo.
Dessa forma a velocidade limite da luz é apenas uma ferramenta de adensamento de informações num dado limite de área fundamental no horizonte de um buraco negro, em área igual a c², por simples transformação Dimensional.
c²= m²/t.t = m².- 【-s.-s】=m².-【s²】, ou m².‐【t²】=Aqc, a área quantizada da velocidade limite da luz, ou velocidade quadrada da luz num segundo do tempo.
Outro modo de pensar complementar é a questão de que as variáveis ocultas existem e são micro estruturas geométricas cubicas com três ampulhetas ou buracos de minhocas completando as 6 faces de conexões cúbicas num cubo maior de 27 peças ou três fileiras de 9 cubos com um vão em cada face, e mais um 7 vão central, ou a geometria de uma cubo fechada de superfície em U¹, 2D, e com 7 furos ou um tríplice torus com uma conexão central, na próxima faze de expansão e contração temos um novo cubo em limite de área em cada face de c², formando uma segunda camada de informações fractais nos planos das 6 faces cubicas, em ciclo U², agora com topologia de geometria 3D, e com 27 cubos, em duas fazes de multiplicação, de aumento cubico, num próximo ciclo de:
27* cubos como uma unidade de um cubo gerada em U¹, para, 27*.(27.27)= 27.(729)=19683 cubos.
19683/27=729 cubos, sendo 729×7 vãos= 5103 dutos conectados, para um novo multiverso completando apenas o 1o ciclo de existência, em n=1.
Para U³, temos a dimensão 4D, no segundo ciclo ou n=2, para U⁴, temos a dimensão 5D, em n=3.
Assim temos o aumento de cubos cíclicos dado pela fórmula;
> ⁸ < =
27. 【729ⁿ】-( 729ⁿ .7)
( 729ⁿ .7)= ao número de dutos cúbicos vazios.
O cubo, de face 8Hz , com ciclo U¹, ou início para a conclusão do 1o ciclo em U², possui com 27 cubos internos a divisão em face natural do jogo da velha ou 9 partes iguais.
Em U² a divisão em face em mesmo limite de área c², vai para 9³=729, mas o que conta para o aumento da frequência a cada ciclo, são os números de quadrados cheios em unidades de 1Hz cada, assim temos a fórmula da evolução cíclica em Hz, dadas pelo aumento fractais de quadradinhos cheios juntos aos quadradinhos vazios, num plano 2D, em sobreposições Dimensionais;
【>FB⁸ < 】= 64ⁿ.8^Hz
U⁰ com 1 cubo e 1Hz em face,
n=0, ^=0
Dimensão cubica 2D
U¹, com.27-7=20 cubos em face de 8Hz
n=0, ^=1
Dimensão cubica 3D
U², com,(
27. 【729¹】-( 729¹ .7) =... cubos em face de 512Hz
n=¹, ^=1
Dimensão cubica 4D
U³, com,(27. 【729²】-( 729² .7) =... cubos em face de 512Hz
n=2, ^=1
Com 32.768Hz
Dimensão cubica 5D
U⁴, com, U², com,(27. 【729³】-( 729³ .7) =... cubos em face de 512Hz
n=³, ^=1
Com 2.097.152Hz
E assim vai....6D, 7D...


Quer dizer que diante um universo preexistente e determinista, não existe um só ponto sem conexões com os demais pontos, todos interligados por buracos de minhocas, que possui a geometria de duas pirâmides opostos de bases quadradas sem rotações. Com rotações o cubo se torna esfera.
O mesmo instantâneo se verifica numa trilha e domínos juntos deitados e enfileirados, quando se empurra a primeira peça a última se move instantâneamente.
O mesmo se verifica no toque de alguém sobre qualquer parte do corpo de uma pessoa, independente da distância ao cérebro, da onde caminha os impulsos elétricos de informações, o toque se sente de forma instantânea. Isso porque as informações fundamentais durante o percurso de seus movimentos multiplicativos evoluem ciclicamente causando no seu limite cíclico quando chega ao cérebro o seu movimento em tempo negativo ou reversível de retorno ao passado no momento do toque, assim em cancelamento do decurso do tempo.
Essa é o "granfinali" da nova filosofia da nova FÍSICA DA LUZ.
E onde toda onda dilatada do tempo tem causa apurada e bem definida como a própria matéria escura, pois Einstein teve a ideia da dilatação da onda do tempo para manter a justificativa do limite da velocidade da luz, sem saber como a onda se dilata, para compensar a presumível ausência do éter que explico em outro poste.
Não se trata do erro com o Bóson de Higgs.
Cada plano 2D, sobre posto, formam os diferentes níveis dimensionais em face cúbica, do campo codificado da consciência projetiva do espaço-tempo, cada duas faces paralelas formam os dois lados opostos da mesma moeda entre matéria e antimatéria, o centro é o núcleo do átomo que junto ao cubo em U¹ evoluindo para, U¹)²)³)⁴)..., é a evolução da flor da vida, tanto em plano quanto em 3D, para as demais dimensões cubicas." *De minha autoria. AFB*

Estes são graus mentais e energéticos que
dependem muito do nosso nível interno, a tomada de consciência, as informações que gerenciamos...
Temos que desprogramar muito do que nos contaram.
Aqui temos que nos abrir para um mundo invisível.
Podemos ficar presos em uma dimensão, passando pelas fases do despertar, começamos a nos libertar e expandir a mente.
Ela é bombardeada diariamente com muita informação de baixa frequência.
Quando ativamos, ouvimos e reconhecemos nosso coração nenhuma energia de baixa vibração pode nos agarrar e aprisionar.
É importante subir e desafiar, manter uma alta vibração nesta matriz percebendo nossos sentimentos.
Para se libertar desse programa humano, precisamos libertar a mente.
Podemos experimentar essas diferentes dimensões na vida.
Esta é uma realidade quântica, criada através de vibrações eletromagnéticas.

1 de maio de 2024

UM DEVANEIO DO QUE É FEITO O UNIVERSO

Para entender o que é matéria/energia escura precisamos compreender inicialmente a existência de dois princípios, um perfeito e outro imperfeito. O imperfeito é escuro e seu alcance criador é imperfeito e cheio de falhas. O princípio perfeito é luz. Por si se basta, mas é capaz de absorver em si, outros princípios, porém só quando esses alcançam seu patamar de perfeição. O princípio imperfeito ao expandir alcança a irradiação longínqua da luz suprema ou Deus, e apenas a irradiação da luz, permitiu a imperfeição escura movimentar os seus próprios elementos na sobre matéria escura e energia forma correta para que em si, nascessem existências conscientes e fadadas a irradiação cada vez maior da perfeição. Assim nascemos na imperfeição e hoje somos uma dualidade que se estende por toda expansão escura.

O bem e o mal de certa forma juntos e algumas vezes um tentando sobrepujar o outro, uma vez que, são paralelos, paradoxos, complexos, congruentes e complementares, rs e para alguns cientistas não existem de fato. Foi assim que esse universo onde vivemos foi colocado em movimento e começamos a existir, junto a tudo mais que nos cerca. A Perfeição ou Deus ou Arquiteto do Universo é totalmente diferente da nossa natureza, por isso o chamo de Energia Suprema, e nunca falei tão claramente assim sobre Ela. Nos ensinaram muita coisa errada. Hoje damos graças a Deus a tudo, e acreditamos que ele é bom e sabe o que faz, que escreve certo por linhas tortas... Que as tantas mortes trágicas de martírios do passado e hoje no mundo, são castigos por atos errados do passado de más ações. Que Deus mais perverso, vingativo!! Conceituamos o que precisamos sentir e infelizmente aproximamos a Inteligência Suprema a nossa pequenez porque ainda não conseguimos perceber seu amor real em sua Extrema Grandeza.

 A este pensamento conformista sobre o nosso sofrer a criatura é dominada pelo medo e conformismo. Assim a humanidade não segue internamente em si a perfeição maior que possui, mas sim o mal por acreditarem no final, que merecem passar pelo que passam. Apenas a condição positiva e perfeita revelada na forma como deve ser irá nortear nossa consciência para alcançarmos a nossa própria ascensão e do planeta.

 Vamos analisar: Se a perfeição aceitasse, ou cunhasse em si imperfeições, onde estaria a sua perfeição Suprema? Onde estaria a sua supremacia se assistisse em sua própria natureza tanta crueldade e deixasse acontecer, julgando ser merecido o que acontece? Isso é um pensamento pequeno demais não é? Até para nós que fomos tanto enganados.
Em minha opinião é mais fácil entender tudo isso porque há vários relatos na nossa história de muitos mestres que sentiram nem que seja uma pequena fração da perfeição, e ela é impressionante. Não nego a existência da Energia de Luz Suprema e Perfeita, mas nós nesse universo ainda escuro, não temos como fazer ainda parte Dela, e nem supor que Ela nos escute nesse universo totalmente diferente e em progressão, [(atingimos algumas vezes irmãos mais elevados e próximos a nós. Os enganos nos bloqueiam e nos impedem de enxergar além do que é falado e assim crescermos como devemos e da forma como devemos)]. Quando sentimos a perfeição (os puros sentimentos), um universo inteiro de possibilidade se abre, nesse momento não há nenhum mal, ou imperfeição, e se essa plenitude foi sentida por tantos desde os primórdios, nós também podemos.

Outra coisa os perfeitos sentimentos que possuímos, será um alcance que atingiremos quando habitarmos o planeta regenerado. Nossa mente foi aprisionada por enganos de milênios. Aprendemos o sinônimo da palavra perfeição, porém não conseguimos alcançar a sua conotação. Aprendemos e aceitamos que a Energia Suprema ou Deus, cria Seres voltados unicamente para o mal, e para nos tentar, que nos pune em terríveis castigos eternos e aceitamos isso. E assim o sinônimo da palavra perfeição, atribuído a Deus decai e perde o alcance de sua amplitude em nossos alicerces internos. Ficamos enfraquecidos sem perceber, nos banhamos cada vez mais em imperfeições e vivendo assim alienados, somos joguetes infantis - incapazes de enxergar a nossa verdadeira Supremacia e como muitos dizem hoje em dia nos tornamos gados, julgando saber muito.

Existe um Universo Luminoso Real, e da mesma forma que tudo na terra é atraído por uma força maior, nós precisamos aceitar a irradiação dessa perfeição que já foi cravada em nós, para seguirmos na forma TOTALMENTE consciente pela primeira vez de sua real supremacia Perfeita. Os elementos que saem deste início são fracionados diminutos e muito menores que as partículas dos já conhecidos elementos atômicos.

Nós existimos dentro de uma frequência bem pequena. Assim podemos dizer abaixo de nós existem outros minúsculos sois e seus sistemas, como existem outros tantos maiores acima de nós. deste princípio tudo emana por isso é infinito, e por isso expande. Deste princípio tudo segue dentro de frequências que mudam em alguns pontos determinados. Por exemplo, a certo alcance de luz, pode-se dizer que acaba um universo, e surge um novo universo. É como um termômetro. Ele é um único aparelho, mas a sua temperatura muda a cada grau de elevação, é como se fosse outro universo, mas na verdade tudo é interligado. A expansão é contínua de um mesmo início, assim podemos dizer que o universo é uno, porém seus graus de frequência mudam infinito afora.


 O Universo Branco ou de Pura luz, está bem distante e vibra numa forma sutil. Na evolução deste universo escuro pode-se mudar tanto que passa a existir uma purificação máxima, que consegue um dia alocar-se no Universo Branco. O universo Branco, não precisa de nada que o complete, ele por si, a cada respiração aumenta sua própria grandeza, por isso a marcha até ele, é imensa, mas nunca impossível. As criaturas às vezes desejam "uma verdade que as preencha", mas nós sabemos que as mentes da maioria sofreram uma espécie de hipnotismo, que elas não suportam, não estão preparadas para um alcance maior do que a limitação que tão fortemente aprenderam a aceitar. 

Viemos do Universo Escuro e ainda estamos nele, por isso somos Seres em evolução. Todos os elementos existentes nesse universo, não seguiam no caminho da perfeição quando ele expandiu ao extremo e alcançou a irradiação do universo luminoso foi que colocou esse universo escuro em movimento com VIDAS eternas.
E ao começar tudo seguiu muito rápido.
Sobre a evolução da fecundação. A magia da multiplicação, da criação, onde um organismo tão complexo, segue numa velocidade espantosa em detalhamentos sem fim. A manipulação dos átomos foi à condição encontrada pelo Universo Escuro, para poder aperfeiçoar e eternizar a sua matéria. Tudo é formado de átomos. O germe da perfeição que é o próton permanece preso no núcleo de um átomo, por uma corrente de força neutra, os chamados nêutrons, e livre estão gamas ínfimas de matérias sutis os elétrons. Lembra: prótons é uma energia positiva, elétrons é uma energia negativa e nêutrons tem carga neutra.

O bem e o mal, a dualidade

O que são os nêutrons? Figuradamente, o anjo com uma espada na porta do paraíso, impedindo as pessoas de adentrarem no paraíso. Somente quando as criaturas elevam seus pensamentos na condição certa, os elétrons rompem as barreiras dos neutros que antes impedia sua entrada, a união de forma correta, eleva a matéria dos elétrons, em gamas de luzes perfeitas e eternas, passando a existir na essência de quem ascende. (...) Essa abertura forçada no plano material (não sei por que não pesquisei ainda) eu julgo que o rompimento dos prótons em excesso criaria uma explosão sem precedentes no nosso mundo material. [Experiências confirmaram que os prótons e os nêutrons são formados por outras partículas, denominadas quarks (udd – dois deles "down" e um "up"). Quando está ligado ao núcleo, os prótons e os nêutrons se mantêm unidos pela força forte, que é responsável, também, pela união dos quarks dentro dos prótons e nêutrons. Quando livre, o nêutron é instável, decaindo em cerca de 10 minutos, gerando um próton e emitindo um elétron e um antineutrino.] Nós já alcançamos em vários reinos, ganhos dessas experiências em ascender, e hoje estamos aqui. Esses ganhos de energias conquistadas continuarão sempre, porque precisamos ascender totalmente para prosseguirmos em nossa evolução e aperfeiçoamento. Essa só acontece no plano físico, e não por que temos de melhorar moralmente como afirmam muitos, pois a moral de ontem é diferente da de hoje e será diferente da de amanhã. Um exemplo: os homens no passado que falavam segundo ensinos nas escrituras tinham várias esposas e ainda tinham a centenas ou milhares de concubinas. E era "moralmente" correto. Hoje ter mais de uma mulher é pecado,imoral etc. Aqui é o tempo de colocar em prática todos o conhecimento adquirido em acordo com a lei natural.

NOTA: A irradiação do Universo Branco Luminoso, ao se fazer sentida pelo Universo Escuro, (da mesma forma que um perfume quando aberto deixa a sua fragrância) gerou uma condição diferente no espaço por onde seguia a expansão do Universo Escuro, criando graduações diferenciadas, por onde a matéria escura pode começar a criar as Energias novas, nesses espaços ou quantuns dimensões diferenciadas.
Só que essas energias começaram a germinar por lá, e eram finíssimas, fragmentas e luminosos pela primeira vez, embora praticamente quase invisíveis de tão ínfimas, mas infelizmente elas ainda não davam vida diretamente a matéria densa do Universo Escuro. E foi ai que surgiu o nascimento dos átomos (pontos positivos e negativos, bem e o mal num só) impregnando sutilmente e finalmente a matéria do Universo Escuro que não parou mais de crescer. Assim como os demais espaços das outras tantas dimensões. Toda a matéria existente que observamos, “o chão, as pedras, a água, nós, o universo visível, tudo é constituído pelos elementos atômicos da tabela periódica, por isso tantos tipos de átomos diferentes, constituindo ou constando em cada tipo matéria”. Os elementos, ou do Universo Escuro, ANTES de receber a irradiação do Universo Luminoso, estavam em completa desordem. Os elementos atômicos dos sois, são constituídos pelos mesmos elementos atômicos da tabela periódica do Universo Escuro.
Nós somos constituídos de átomos da tabela periódica, que ainda não está completa. Porém nossa real natureza, onde tudo que sabemos e somos é bem menor que uma bolinha de gude brilhante na cor amarela
.

29 de abril de 2024

ANTIMATÉRIA


A substância mais cara do planeta

Neste momento, a antimatéria, com um preço de cerca de 62,5 biliões de dólares por grama, é a substância mais cara da Terra.
A razão do tremendo gasto da antimatéria é fácil de entender quando você percebe a tecnologia envolvida em sua criação.Para produzir anti-hidrogênio, os antiprótons necessários devem ser literalmente produzidos um átomo de cada vez, usando um acelerador de partículas.
O super colisor do CERN é a peça de maquinaria mais complexa já construída pelo homem.
Demorou cerca de uma década para ser construída, a um custo de cerca de US$ 4,75 bilhões. Tem cerca de 16 quilômetros de diâmetro e contém 9.300 ímãs, todos os quais devem ser super-resfriados a -456,25° F usando hélio líquido.
Para que a colisão ocorra, as partículas são aceleradas a 99,99% da velocidade da luz, o que requer incríveis 120 MW de energia elétrica, o suficiente para abastecer uma grande cidade.
O colisor tem um orçamento operacional total de cerca de US$ 1 bilhão por ano, com custos de eletricidade sozinhos de US$ 23,5 milhões por ano.
Quando se considera também o facto de que se estima que sejam necessários 100 mil milhões de anos para produzir 1 g de anti-hidrogénio, começa-se a perceber porque é que os custos são tão elevados.

24 de março de 2024

ECLIPSES SOLARES


Eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Lua está posicionada entre o Sol e o planeta Terra e há o alinhamento entre os três astros. Os eclipses solares ocorrem cerca de duas vezes ao ano e são registrados durante a fase nova da Lua. A depender da posição dos astros ou do observador, em alguns casos, o eclipse solar pode ser classificado em quatro diferentes tipos:

*total;
*parcial;
*anular (ou anelar);
*híbrido.

*Total: a Lua bloqueia totalmente a luz solar, e somente a coroa do Sol é visível.
*Parcial: o bloqueio acontece parcialmente, e deixa uma parcela do Sol visível.
*Anular: a Lua se posiciona à frente do Sol e aparece como um disco escuro sobre outro disco maior e mais brilhante, formando um contorno.
*Híbrido: eclipse pode ser visto de forma total ou parcial em diferentes regiões do planeta, o que varia devido à curvatura da Terra.
Obs.: A observação de um eclipse solar deve ser feita, obrigatoriamente, com o uso de um filtro especial nos olhos. Não utilize instrumentos como óculos escuros, chapas de raio-x ou negativos de filme.
O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em dois de outubro de dois mil e vinte e quatro.

Como ocorre o eclipse solar?
O eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece a partir do alinhamento das órbitas do Sol, da Lua e da Terra. Nesse alinhamento, a Lua se posiciona entre o Sol e o planeta Terra, o que faz com que o satélite projete a sua sombra sobre a superfície terrestre. Isto é, a passagem da Lua bloqueia momentaneamente os raios solares em algumas regiões do planeta, o que causa o eclipse solar. A sua duração é curta e varia entre 10 segundos e 7,5 minutos.
"Os eclipses solares acontecem duas vezes ao ano, com um intervalo de aproximadamente seis meses entre eles, coincidindo com o alinhamento das órbitas solar, lunar e terrestre. O período em que esse fenômeno acontece é conhecido como temporada de eclipse e tem duração de 35 dias, segundo a Nasa.
Destaca-se que os eclipses solares acontecem durante a fase nova da Lua, que é quando a face iluminada do satélite está totalmente voltada para o Sol. No entanto, é importante frisar que não é em todo período de Lua nova que há a ocorrência desse fenômeno astronômico. A órbita lunar é inclinada em 5,2° com relação à órbita terrestre, e é somente quando há a intersecção entre os planos orbitais da Lua e da Terra que há a formação de um eclipse.

Tipos de eclipse solar

A maneira como a sombra da Lua é projetada sobre o planeta Terra cria as regiões denominadas umbra e penumbra, que caracterizam diferentes tipos de eclipse solar, que conheceremos na sequência."





Eclipse Solar Total

"Eclipse solar total ocorre quando o alinhamento entre os astros bloqueia totalmente os raios solares. Durante um eclipse solar total, somente a coroa do Sol (camada externa da atmosfera solar) é visível a partir da superfície terrestre. Para que seja possível a identificação desse eclipse, é necessário que o observador esteja na zona de umbra criada pela Lua, que corresponde à região que não recebe nenhuma luz."


Eclipse solar Parcial

"O eclipse solar parcial acontece quando a Lua cobre somente uma parte do Sol, deixando outra parcela do astro visível. Pode ser observado por aquelas pessoas que estão inseridas na zona de penumbra criada no alinhamento dos astros, que é a região que recebe menos luminosidade do que o habitual

Eclipse solar Anular ou Anelar

O eclipse  solar anular (ou anelar) acontece quando a Lua está no seu ponto mais distante da Terra ou se aproximando dele e passa entre o planeta e o Sol. Em função disso, e por ser muito menor do que essa estrela do Sistema Solar, a Lua não bloqueia totalmente a luz solar e aparece como um disco escuro com uma circunferência brilhante ao seu redor, que corresponde à superfície solar.

Eclipse Solar Híbrido


"No eclipse solar híbrido, a maneira como o eclipse solar é observado se altera entre o total, o parcial e o anular em função da curvatura do planeta Terra. O eclipse híbrido, como é chamado, é uma ocorrência mais rara que foi registrada em 2013 e em 2023, no período recente. O próximo eclipse híbrido está previsto para acontecer somente em novembro de 2031."

Eclipse solar no Brasil

Lista dos próximos eclipses

Confira, a seguir, uma tabela com os próximos eclipses solares que aconteceram em 2023 e acontecerão até 2030. Todas as informações são da Nasa.
Os eclipses solares nem sempre são parcial ou totalmente visíveis no território brasileiro. Os principais fatores que interferem nessa observação são o tempo atmosférico no momento da ocorrência e, sobretudo, a posição da Lua, do Sol e do próprio planeta Terra.

Entre 2021 e 2022, não foi possível observar nenhum dos eclipses solares que aconteceram, e em 2023, somente o eclipse anular de 14 de outubro foi visível em algumas áreas das regiões Norte e Nordeste do país. Nas demais regiões foi possível identificar um eclipse parcial. Já em 2024, mais uma vez, somente o eclipse de outubro será observável no Brasil.


"Futuros eclipses solares

Tipo de eclipse                          Data da ocorrência           Locais de maior visibilidade

Anular                                    14 de outubro de 2023                       América

Total                                        08 de abril de 2024                        América do Norte
 
Anelar                                     02 de outubro de 2024                    América do Sul

Parcial                                    29 de março de 2025       Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia,                                                                                                           oceanos Atlântico e Ártico

Parcial                                  21 de setembro de 2025  Austrália, Antártida e oceanos Atlântico e Pacífico

Anular                           17 de fevereiro de 2026               Argentina, Chile, Sul da África e Antártida

Total                              12 de agosto de 2026                 América do Norte, Oeste da África e Europa

Anular                           06 de fevereiro de 2027         América do Sul, Antártida, Sul e Oeste da África

Total                              02 de agosto de 2027                           África, Europa, Ásia

Anular                           26 de janeiro de 2028             América, Oeste da Europa e Noroeste da África

Total                              22 de julho de 2028                  Sudeste da Ásia, Austrália, Nova Zelândia

Parcial                            14 de janeiro de 2029                        Américas do Norte e Central

Parcial                           12 de junho de 2029        Ártico, Escandinávia, Alasca, Canadá e Norte da Ásia
 
Parcial                            11 de julho de 2029                           Sul do Chile e da Argentina

Parcial                            05 de dezembro de 2029             Sul do Chile e da Argentina, Antártida

Anular                             1º de junho de 2030                   Europa, África, Ásia, Alasca e Ártico

Total                               25 de novembro de 2030         Sul da África, oceano Índico, Austrália,                                                                                                                                       Antártida"

Diferenças entre eclipse solar e eclipse lunar






Os eclipses solares e lunares acontecem pelas mesmas razões, e durante um ano, registra-se a ocorrência de ambos. Diferentemente do eclipse solar, entretanto, durante um eclipse lunar é o planeta Terra que se encontra posicionado entre o seu satélite natural, a Lua, e o Sol, bloqueando momentaneamente a chegada de luz à superfície lunar. Os eclipses lunares ocorrem durante a fase cheia da Lua, e a sua observação pode ser feita de maneira direta, ao contrário dos eclipses solares. No dia 25 de março de 2024, um eclipse lunar penumbral será visível em grande parte dos hemisférios ocidental e oriental.

Como podemos ver os eclipses?

Os eclipses solares apresentam uma beleza ímpar e sempre despertam a curiosidade de milhares de pessoas que desejam testemunhar esse fenômeno astronômico com seus próprios olhos. Entretanto, essa é uma atividade que demanda uma série de cuidados de maneira a não oferecer nenhum tipo de risco permanente à visão. Olhar diretamente para o Sol, por si só, é perigoso aos olhos humanos em função dos raios infravermelhos (IV) e ultravioletas (UV), que podem causar problemas na retina."

"A observação dos eclipses solares deve ser feita com a utilização de filtros especializados, como, por exemplo, o filtro de polímero preto ou ainda com equipamentos de segurança, como óculos de soldador. Binóculos, câmeras fotográficas e telescópios também são instrumentos que podem auxiliar nessa atividade, mas sempre com o emprego dos filtros próprios para a observação da superfície solar na extremidade.

Importante: Não se deve, em hipótese alguma, utilizar instrumentos como óculos escuros comuns, negativos antigos de filmes ou chapas de raio-x para a visualização de um eclipse solar."

20 de abril de 2022

ALINHAMENTOS PLANETÁRIOS EM 2022

O que é um desfile de planetas?

Embora "desfile de planetas" não seja um termo científico oficial, ele é amplamente usado na astronomia para denotar um evento astronômico que ocorre quando os planetas do sistema solar se alinham em fileira na mesma área do céu, visto por quem observa da Terra. Não há uma definição única para esse fenômeno. Estas são as três usadas com mais frequência:
Um evento astronômico que ocorre quando os planetas se alinham em fileira em um dos lados do Sol ao mesmo tempo, como visto acima do plano do nosso sistema solar.
Um fenômeno visual que ocorre quando os planetas do sistema solar aparecem em um pequeno setor do céu ao mesmo tempo, independentemente de suas condições de visibilidade, do ponto de vista da Terra (como visto por quem observa da Terra). Um desfile planetário desse tipo aconteceu em 18 de abril de 2002, e depois em 4 de julho de 2020, quando todos os planetas do Sistema Solar visíveis a olho nu se alinharam no céu noturno. De acordo com as previsões preliminares, esses desfiles planetários ocorrerão em 2022, 2040 e 2854.
Em raras ocasiões, há condições muito boas de visualização de todos os planetas do sistema solar em uma noite. Esses eventos também são chamados de desfiles de planetas. Para planetas internos, as melhores condições de visualização ocorrem próximo às maiores elongações. Já para os planetas externos, em algum momento antes e depois das oposições.

Tipos de desfiles de planetas

Outro termo para um desfile de planetas é "apulso". Os seguintes tipos de desfiles de planetas são diferenciados de acordo com o número de planetas participantes:

1- Minidesfile de planetas – 3 planetas.
2- Pequeno desfile de planetas – 4 planetas.
3- Grande desfile de planetas – 5 ou 6 planetas.
4- Imenso (total) desfile de planetas – todos os planetas do sistema solar (+ Plutão, às vezes).

Minidesfiles de planetas não são eventos raros. Três planetas podem ser observados simultaneamente na mesma parte do céu diversas vezes ao ano.

Quando os planetas se alinham?

É importante apontar que o alinhamento planetário durante um desfile de planetas não deve ser interpretado literalmente. Na verdade, os planetas nunca se alinham perfeitamente em linha reta, como geralmente mostram as imagens. Visto que os planetas do sistema solar não orbitam perfeitamente no mesmo plano e oscilam em diferentes órbitas no espaço tridimensional, eles nunca se alinharão perfeitamente.

O que acontece quando os planetas se alinham?

Por alinhamento ou desfile de planetas, os astrônomos normalmente querem dizer que os planetas aparecerão na mesma parte do céu. Às vezes, o arranjo dos planetas no céu lembra uma linha, mas nem sempre é o caso. Na maioria das vezes, dois ou três planetas formam uma linha no céu.

Além disso, depende muito do ponto de vista. Quando os planetas se alinham em um dos lados do Sol, eles não estão necessariamente na mesma região do céu para quem observa da Terra. Vice-versa, quando os planetas estão na mesma parte do céu do ponto de vista da Terra, eles não estão necessariamente alinhados do ponto de vista do Sol.

Quando foi a última vez em que todos os planetas se alinharam?

No dia 4 de julho de 2020, ocorreu um desfile único e raro de planetas. Todos os planetas do sistema solar – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e o planeta anão Plutão – alinharam-se em um dos lados do Sol ao mesmo tempo. Esse foi um desfile de planetas do primeiro tipo dos três descritos acima. O alinhamento quase perfeito não ocorreu, visto que o ângulo de desvio foi bem pequeno. Antes disso, o desfile de planetas desse tipo ocorreu em 1982, e o próximo é esperado em 2161.

Também, em agosto de 2020, ocorreu o desfile planetário do terceiro tipo: os observadores puderam testemunhar todos os planetas em uma noite. No início do mês, o esquivo planeta Mercúrio brilhou no céu da manhã, e o brilhante Vênus apareceu próximo. O planeta vermelho Marte e os distantes Urano e Netuno, aproximando-se de suas oposições, estavam bem-posicionados para observação, assim como os gigantes gasosos Júpiter e Saturno. Até mesmo o escuro planeta anão Plutão ofereceu aos observadores do céu condições favoráveis para vê-lo em razão de sua oposição.

A última vez que o desfile planetário aconteceu foi em dezembro de 2021. Foi menos espetacular do que o de agosto de 2020, pois, dessa vez, apenas seis planetas se alinharam no céu: Mercúrio, Vênus, Saturno, Júpiter, Netuno e Urano. O alinhamento também não foi tão perfeito.

Quando ocorrerá o próximo grande alinhamento planetário?

Quem observou as estrelas teve a chance de desfrutar um desfile planetário espetacular do segundo tipo em março de 2022: cinco planetas do sistema solar – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – apareceram simultaneamente em um pequeno setor do céu. No entanto, as condições de observação foram desfavoráveis para os amantes de astronomia em algumas partes do globo. Se você perdeu o desfile de planetas em março, tente a sorte agora em abril ou junho de 2022, quando vão ocorrer outros alinhamentos de planetas.

Quando os planetas vão se alinhar em 2022?

Os três desfiles planetários em 2022:
- 28 de março de 2022;
- 20 de abril de 2022;
- 24 de junho de 2022.


Vamos examinar rapidamente cada um deles.

Desfile planetário em 28 de março de 2022

Como mencionamos acima, cinco planetas do Sistema Solar participaram desse desfile: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Todos eles estavam posicionados na mesma parte do céu nas horas da manhã de 28 de março de 2022. A desvantagem é que você provavelmente viu apenas três desses planetas, pois Mercúrio esteve posicionado muito perto do Sol, e Júpiter ficou muito baixo acima do horizonte para a maioria das localizações. Mas não se preocupe! Os outros três planetas prepararam uma surpresa linda no céu!

Em 28 de março, pouco antes do nascer do sol, Vênus, Marte e Saturno se agruparam dentro de um círculo de 5,3° de diâmetro na constelação de Capricórnio — da próxima vez, esse alinhamento planetário ocorrerá apenas em setembro de 2040, quando os três planetas chegarão ainda mais perto, dentro de um círculo 3,9°.

Você pôde ver o trio planetário junto através de binóculos ou simplesmente observá-los a olho nu.

Desfile planetário em 20 de abril de 2022

Outro alinhamento de planetas ocorrerá hoje, 20 de abril, quando Júpiter, Saturno, Marte e Vênus criarão uma linha quase perfeita no céu antes do amanhecer. As condições de visualização serão mais favoráveis do que em março: todos os planetas estarão dentro do alcance da visibilidade a olho nu e subirão mais acima do horizonte antes do nascer do sol. Contudo, você ainda precisará de um horizonte desobstruído para ver Júpiter, que estará mais baixo do que os outros planetas. Você encontrará Júpiter em Peixes, Marte e Vênus em Aquário, e Saturno em Capricórnio.

Observe que esse evento específico não se encaixa realmente nas definições de “desfile planetário” mencionadas acima. Ele pode ser referido como o segundo tipo, mas a distância entre os planetas será muito grande.

Desfile planetário em 24 de junho de 2022

O último e mais espetacular desfile planetário do ano acontecerá no fim de junho. Na manhã de 24 de junho, observadores verão todos os planetas do Sistema Solar se alinhando no céu. Apenas cinco dos planetas — Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno — serão visíveis a olho nu; para observar Netuno e Urano, muito fracos, será necessário usar binóculos.

Os planetas vão se estender de leste a sul (norte a leste nas latitudes do sul) através do céu, então você com certeza não verá todos eles juntos pela via ótica. Observadores do Hemisfério Sul terão, mais uma vez, uma visão melhor: lá, os planetas subirão mais cedo e muito mais alto.

Um bônus adicional é a Lua minguante, brilhando entre Vênus e Marte. Ela estará ligeiramente fora da linha planetária, viajando de planeta em planeta durante a segunda metade de junho.

Perguntas frequentes

1-O que é um desfile planetário?
É um evento astronômico que ocorre quando os planetas do sistema solar se alinham em fileira na mesma área do céu, vistos da Terra.
Os eventos astronômicos que podem ser chamados de desfiles de planetas incluem:
Eventos que ocorrem quando os planetas se alinham em fileira em um dos lados do Sol ao mesmo tempo, como observado acima do plano do sistema solar;
Fenômeno visual que ocorre quando os planetas do sistema solar aparecem em um pequeno setor do céu ao mesmo tempo, como visto por um observador terrestre,
Noites em que todos os planetas do sistema solar podem ser vistos.

2-Quais são os tipos de desfiles de planetas?
Há quatro tipos de desfiles de planetas: mini (3 planetas), pequeno (4 planetas), grande (5 ou 6 planetas) e imenso (todos os planetas do sistema solar).

3-Quando os planetas do sistema solar se alinham?
Na verdade, os planetas do Sistema Solar nunca se alinham numa linha reta perfeita, pois eles não orbitam no mesmo plano.

4-O que esperar de um desfile de planetas?
Durante esse evento espetacular, você pode ver os planetas alinhados (ou apenas reunidos) na mesma parte do céu.

5-Quando foi a última vez em que ocorreu um desfile de planetas?
Todos os planetas do sistema solar se alinharam em um dos lados do Sol, ao mesmo tempo, no dia 4 de julho de 2020. Além disso, os observadores no mês seguinte puderam ver todos os planetas em uma noite.

6-Que desfile planetário aconteceu no dia 4 de julho de 2020?
Em 4 de julho de 2020, ocorreu um desfile de planetas raro. Todos os oito planetas do Sistema Solar e o planeta anão Plutão se alinharam no mesmo lado do Sol ao mesmo tempo.

7-Quando foi possível ver um grande desfile de planetas?
Em março de 2022, cinco planetas do sistema solar apareceram simultaneamente em um pequeno setor do céu. Em junho de 2022, ocorrerá mais um alinhamento planetário.

8-Com que frequência os planetas se alinham?
Três planetas se alinham em um dos lados do Sol simultaneamente duas vezes por ano; quatro planetas – uma vez por ano; cinco planetas – uma vez a cada dezenove anos; e os oito planetas do sistema solar – uma vez a cada cerca de cento e setenta anos.

9-Qual a diferença entre astronomia e astrologia?
Enquanto a astronomia busca entender a física do universo, a astrologia usa cálculos astronômicos com as posições dos corpos celestes em suas órbitas para correlacionar eventos cósmicos com acontecimentos da humanidade.
Segundo os astrólogos esses alinhamentos carregam uma energia, uma vez que, esse momento tem todo um significado que pode nos ajudar a entender as frequências e repetição dos acontecimentos e também [dependendo do nosso mapa natal] afetar algumas áreas nossa vida de acordo com as vibrações de cada planeta.
Agora que sabemos o que são alinhamentos planetários podemos ampliar o entendimento pesquisando o que ocorreu durante esses eventos. Que tal?


Referència

19 de abril de 2022

ABRIL 2022 - ALINHAMENTO PLANETÁRIO (JÚPITER, VÊNUS, MARTE E SATURNO)

 


Quem  gosta de olhar o céu, como eu, já parou pra observar que por volta das 4 da manhã já notou que Júpiter, Vênus, Marte e Saturno estão nascendo, um após o outro, antes do nascer do Sol. Um espetáculo lindo de se ver!  Netuno também está entre eles, mas é muito mais difícil - quase impossível - de ser visto, mas não deixa de estar presente também.

Naturalmente, esse alinhamento acontece apenas nos céus da Terra. Visto de um local diferente no espaço, a posição de cada planeta seria completamente diferente. Isso acontece porque no Sistema Solar cada planeta orbita o Sol dentro do mesmo plano, então todos os alinhamentos planetários são apenas uma questão de perspectiva cuja geometria dependendo do local onde o observador está.

Na Região Sudeste do Brasil o alinhamento atual começa primeiramente com o nascer de Saturno, por volta da 01h30 (BRT) da manhã, seguido por Marte às 02h30, Vênus às 03h15, Netuno às 03h50 e Júpiter às 03h55.

No dia 23 de abril, a Lua minguante com 53% do disco iluminado começa a se aproximar do alinhamento e no dia 27, com apenas 13% iluminada formará uma bela conjunção com Júpiter, Vênus e Netuno. As cartas celestes ajudam a entender o fenômeno.

Algo Muito Maior


Alinhamentos planetários são uma coisa incrível de se testemunhar e como eles não acontecem com muita frequência são um verdadeiro deleite para nossos olhos. E esse prazer vai ser muito maior em 24 de junho, quando todos os planetas do Sistema Solar – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano – se unirão em um alinhamento planetário ainda maior e falarei sobre isso no próximo texto. Para se ter uma ideia, um alinhamento desse tamanho só ocorreu três vezes desde 2005. Segundo alguns astrólogos e partilho dessa visão deles a energia desse momento tem todo um significado que pode nos ajudar a entender as frequências dos acontecimentos e também [dependendo do nosso mapa natal] afetar algumas áreasda nossa vida de acordo com as vibrações de cada planeta.

Então, não percam essas oportunidades. Bons céus!
Referência

13 de abril de 2022

CIENTISTAS CONSEGUEM REJUVENESCER CÉLULAS DA PELE EM 30 ANOS

Cientistas conseguem rejuvenescer células da pele em 30 anos
Pesquisadores usaram a mesma técnica utilizada para clonar a ovelha Dolly em 1996

Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, conseguiram rejuvenescer células da pele humana em 30 anos. A técnica, segundo eles, pode ajudar no tratamento de doenças ligadas à idade.

Para rejuvenescer as células da pele de uma mulher de 53 anos, os pesquisadores usaram uma técnica bem conhecida: a de indução de células tronco, a mesma utilizada para clonar a ovelha Dolly em 1996.

No caso da pele, as células mais jovens podem acelerar a cicatrização de feridas, por exemplo. Os cientistas agora querem saber se o método pode ser ampliado para outras células do corpo, o que ajudaria no tratamento de várias doenças relacionadas à idade.

Um dos responsáveis pela pesquisa disse que a descoberta é um "passo importante na luta contra o envelhecimento" e que o objetivo é fazer com que as pessoas "envelheçam com mais saúde".



Referência

11 de abril de 2022

METAVERSO

O que é metaverso?
 
Metaverso é um neologismo resultante da junção das palavras meta e universo, sendo que meta é prefixo grego e que significa “além de” ou “depois de” alguma coisa. Logo, entre as possíveis explicações de metaverso, podemos admitir como “algo além do universo”.

"Algo além do universo" é um conceito que remete a uma realidade paralela, pois ocorre em um mundo virtual. Nele, é possível ter um avatar e efetuar diversas atividades, como comprar em lojas, ir a shows e interagir com outras pessoas. Tudo se baseia na ideia de realidade virtual.


Qual o objetivo do metaverso?

O metaverso é totalmente social, e diferente da internet que se tem hoje em dia, ele pode trazer as pessoas cada vez mais perto. Isso porque ele tem como objetivo permitir que o ser humano escolha avatares, que tem capacidade de viajar por todo o metaverso e estar em conexão com qualquer pessoa do mundo.

Metaverso já existe há muito tempo, funciona bem em games, porém, para gigantes de tecnologia que passaram a investir em realidade virtual e no próprio metaverso, caso do Facebook e da Microsoft, o cenário mudou, ou está prestes a mudar.

A aposta agora é que novos avanços tecnológicos permitirão, um barateamento maior dos aparelhos de realidade virtual, atingindo um público maior, e a melhoria dos gráficos que eles geram, aumentando o grau de realismo. Com isso, as pessoas seriam mais atraídas para essas novas realidades, em que seria possível criar avatares, interagir com amigos, fazer compras, reuniões, ir ao trabalho ou à escola. Muita gente já está fazendo o próprio metaverso, o Facebook é só mais um exemplo.


A realidade virtual cresceu muito na pandemia, as pessoas foram obrigadas a ficar em casa, trabalhar de forma virtual e fazer tudo dessa maneira. Por outro lado muitos "enjoaram" digamos assim de ficar em casa, pois queriam se encontrar. A ânsia pela presença estava no ar... foi sentida e percebida e isso pode adiar ou até fazer que demore ainda um longo tempo para que "esse plano" se popularize. Embora ele já esteja em andamento na velocidade máxima... no momento que isso acontecer o sentimento pode ser o inverso.

Nota :
Para chegar realmente em um metaverso, sem choque com a realidade, precisa do 5G, que dá mais processamento, que ocorre fora do computador, em um servidor remoto, o que facilita, tornar os gráficos mais realistas. 
E o 5g já está batendo a nossa porta, ou melhor bem na ponta do nosso nariz.
É bom ficarmos espertos!

31 de março de 2022

MATÉRIA ESCURA / ESTRUTURA INVISÍVEL PRESENTE EM TODO O COSMO

Em 2018, uma galáxia chamada NGC 1052-DF4 deixou os astrônomos perplexos. É que, ao contrário de qualquer estrutura do universo, ela parece não ter matéria escura — um tipo de matéria presente em todo o cosmos que, embora seja invisível, é indispensável para que as coisas no espaço existam da forma que vemos. Agora, esta galáxia está desmoronando, provando que, de fato, a matéria escura é fundamental para manter as coisas no lugar.

Não há muita dúvida sobre a existência da matéria escura no universo. É um consenso de que ela existe, só não se sabe ainda do que é feita. Ela está, na verdade, em uma proporção de 5 por 1 em relação à matéria normal (ou seja, todo o resto que podemos enxergar). Para colocar em outra perspectiva, estima-se que ela possivelmente constitui 80% da matéria total do universo. Para onde quer que olhemos, ela está lá, nessas mesmas proporções.

Mas as coisas ficaram esquisitas quando a galáxia NGC 1052-DF4 (vamos abreviá-la para DF4) não apresentou nenhum sinal de matéria escura nas leituras dos dados coletados. Só que parece que o universo não dá “ponto sem nó”, e essa peculiaridade custará caro à galáxia: ela não formou novas estrelas em cerca de 7 bilhões de anos e, de acordo com um estudo liderado por Mireia Montes, está nos últimos estágios de ser destruída.

Bem, chegar a esta conclusão não foi uma tarefa fácil. Muitas vezes, na ciência, devemos começar com as suposições mais óbvias e testá-las para, talvez, confirmá-las — ou eliminá-las, partindo assim para as menos prováveis. Então, em vez de buscar entender por que uma galáxia não tem matéria escura, talvez seja mais óbvio seguir as leis básicas que conhecemos: uma galáxia não pode se formar sem matéria escura. Isso significa que, talvez, a matéria ausente da DF4, na verdade existia, mas desapareceu.


Duas galáxias sem matéria escura?

Para entender melhor a galáxia DF4, foi necessário rever algumas coisas que se sabia sobre ela. Às vezes, algo que não faz sentido foi apenas um problema nas observações. Acontece. No caso da DF4, foi mais ou menos assim.

Bom, a massa dessa galáxia é bem baixa, tanto por conta da ausência de matéria escura, quanto pelo baixo número de estrelas. Ela faz parte de um grupo chamado galáxias anãs ultra-difusas. Elas são tênues, consistem em estrelas mais velhas e têm algumas propriedades, digamos, diferenciadas.

Há outra galáxia desse tipo, chamada NGC 1052-DF2 (DF2, para abreviar), e ela foi considerada uma espécie de “irmã” da DF4 — ambas com estrelas velhas, sem formação de novas estrelas há muito tempo, movem-se muito devagar, e há pouca gravidade mantendo-as juntas. Além disso, ambas pareciam ser galáxias satélites de uma galáxia bem maior, chamada NGC 1052.



O fato de haver pouca gravidade nas duas “irmãs” pode nos levar a concluir que ambas possuem pouca — ou nenhuma — matéria escura. E elas são difusas, ou seja, ocupam muito espaço com pouca matéria (poucas estrelas, pouco gás e pouca poeira). Pior ainda, elas já deveriam ter se dispersado há muito tempo. Sem a incrível gravidade da matéria escura mantendo uma galáxia inteira, suas estrelas e gás se espalham.

Para complicar ainda mais, elas estão em torno da NGC 1052. É impossível que os puxões gravitacionais de galáxias grandes não desmanche por completo anãs ultra-difusas ao longo do tempo. Considerando a idade das estrelas na DF2 e DF4, sabemos que essas galáxias estão sobrevivendo por mais tempo do que a lógica nos diz ser possível.


Um pequeno erro de cálculoA galáxia NGC 1052 (canto superior esquerdo) e a galáxia próxima NGC 1042 (centro). Embora pareçam próximas, elas estão na verdade separadas por cerca de 20 milhões de anos-luz (Imagem: Reprodução/ESA/Hubble/NASA)

Um dos mistérios foi resolvido com novas observações. Os pesquisadores perceberam que a DF2, na verdade, não faz parte do mesmo grupo que a DF4. O erro de cálculo de distância foi justificável: ocorreu uma espécie de “ilusão de ótica”, devido à posição desses e de outros objetos em relação à Terra. Todos estavam na mesma linha de visão, então é fácil confundir a qual grande galáxia as anãs ultra-difusas estão vinculadas.


Foi então determinado que nenhuma das duas anãs ultra-difusas está vinculada à NGC 1052, e também que as duas não são exatamente irmãs. As novas medições também concluíram que a DF2 tinha uma quantidade típica de matéria escura. Parte do mistério resolvido, mas a DF4 ainda continuava intrigante: mesmo com sua distância corrigida, ainda teria pouca matéria escura para sobreviver por tanto tempo.
Matéria escura roubada

Quando os astrônomos descobriram as distâncias corretas das galáxias, perceberam que a DF4 está vinculada, na verdade, à grande galáxia NGC 1035 e as interações entre ambas eram muito diferentes do que haviam imaginado. O que está acontecendo por lá é simples: um roubo de matéria escura.

A DF4 é, de fato, bem antiga, com pelo menos alguns bilhões de anos. Ela conseguiu se formar com sucesso, então a matéria escura estava por lá em algum momento. Entretanto, as interações com a NGC 1052 levaram a uma perda de matéria da galáxia anã-difusa. Afinal, o objeto de maior massa sempre atrairá para si a matéria do objeto de menor massa.


Quando existe apenas um objeto mais massivo exercendo puxão gravitacional sobre outro bem menos massivo, ocorre o famoso processo de “espaguetificação”. O objeto maior começa a separar os componentes menos massivos do objeto menor e exerce forças diferentes em diferentes partes do corpo de pouca massa. Se a DF4 está perto de uma grande galáxia, ela será esticada ao longo de um dos seus lados (em direção à galáxia grande), enquanto a extremidade oposta será comprimida.



Além disso, a remoção da matéria da galáxia menor deve começar de fora para dentro, ou seja, o material na “periferia galáctica” é esticado primeiro e com muito mais intensidade, ficando mais fácil de ser removido e engolido pela galáxia grande. O material localizado no centro do objeto menor sobrevive por mais tempo, e pode ficar até intacto até o fim do processo.

Ao redor de galáxias anãs ultra-difusas, assim como em qualquer outra galáxia, existe um halo de matéria escura muito maior e mais difuso (ou seja, espalhado) do que qualquer componente de matéria normal. Em outras palavras, a primeira vítima da interação com a NGC 1052 foi a matéria escura da DF4. Enquanto a matéria normal da galáxia anã descia para o centro, a matéria escura permanecia predominantemente na periferia, e acabou sendo “roubada” pela gravidade da galáxia grande.

Essa é a história. A razão de praticamente não haver matéria escura por lá é porque ela está sendo ativamente removida da galáxia. E a razão pela qual a DF4 conseguiu sobreviver por tanto tempo é porque está passando por este processo agora, e provavelmente será destruída por completo em alguns milhões de anos (um piscar de olhos nas proporções cósmicas). A matéria escura já deve ter sido totalmente roubada e agora sua matéria normal começará também a se esticar e dilacerar rumo à NGC 1052.

O fenômeno de uma galáxia ter sua matéria puxada, espaguetificada e dilacerada por outro objeto altamente massivo se chama "evento de ruptura de marés". É o mesmo que acontece quando uma estrela é capturada por um buraco negro, mas nesse caso o processo seria mais rápido. Com o fim do mistério, os astrônomos podem dormir tranquilos com a certeza renovada de que não pode haver galáxias sobrevivendo sem matéria escura — se é que essa explicação também se aplica às outras 19 galáxias sem matéria escura encontradas em 2019.

Fonte: Starts With a Bang
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!