1 de dezembro de 2011

A CIÊNCIA COMO REGRA E O CONTRASTE POR FRASES SÁBIAS

A "ciência" dos seres humanos, dessa sociedade deste PLANETÓIDE minúúúsculo provou MUITO mais que esteve errada durante toda a sua história do que certa.
Bom, vendo dessa forma, podemos perceber que a ciência foi uma "MUTANTE constante".
A cada novo conceito, surge uma nova teoria. Para um ser pensante, melhorar essa teoria vai depender de como ele amadurece o novo conceito.
O problema da "ciência" dos seres "pensantes" desse planetinha é que se estabeleceram regras e normas. Se estabeleram entidades "reguladoras" que DITAM o que é e o que não é "credível" por parte dessa "ciência".
Se pensar é basicamente o que constrói as teorias, porque "frear" algum pensamento só porque não está dentro dos "padrões". Bom, se você pensar "fora da caixa" ou desse padrão social, então você é um "louco".
Engraçado porque a sociedade se habituou em ter TUDO pronto. Já perceberam? A criança vai à escola aprender o que já está pronto. Daí cresce e vai à faculdade aprender o que já está pronto. E para que seus pais se orgulhem, ele precisa ter o diploma para enfim conseguir um "bom" emprego e ser "bem" visto na sociedade dos seres humanos. Os seres mais sábios desse planetóide. Que maravilha heim?!! Um "vencedor"!
Sim, eu trilhei por esse caminho também. Mas comecei a me sentir dentro de uma "bolha", preso, sufocado.
Essa sociedade de seres humanos está completamente condicionada a não mais praticar uma coisa chamada: "Introspecção". Que é na verdade deixar fluir o pensamento sem restrições ou regras. E como disse Einstein: "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original".
E Einstein, além de inteligente era muito sábio. Ele percebeu que os conceitos que tinhamos sobre as coisas, poderiam mudar de acordo com uma nova forma de entender aquela coisa. Daí ele disse sabiamente mais outra coisa: "A imaginação é mais importante que o conhecimento". Sim! Taí uma verdade irrefutável porém completamente flexível. Aliás, as duas frases são assim.
Uma outra frase perfeita de Einstein foi: "Expando minha mente até ela chegar ao tamanho do universo". Portanto, estabelecer regras ao pensamento é o mesmo que dógma. Portanto, Einstein também disse: "A tradição é a personalidade dos imbecis". E faz muito sentido (rs).
Socrates, o filósofo ateniense, refletiu por anos, praticamente toda a sua vida pra chegar a uma simples e sábia conclusão, e dizer: "Só sei que nada sei". Interessante não!?
Continuando com Einstein, podemos então contrastar os que tanto veneram o que é chamado de "ciência", pois as instituições que regem e ditam o que nossa sociedade tem que acreditar ou não são o alicerce dos padrões da sociedade "moderna" (rs).
Vejamos o que mais disse esse senhor: "A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".
"Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos".
"Se a princípio, a idéia não é absurda, então não há esperança para ela".
"O único que interfere na minha aprendizagem é a minha educação".
Einstein com certeza não trabalharia na Nasa ... (rs).
Outro grande filósofo, foi Aristóteles que disse: "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete".
E porque eu disse que Einstein era não apenas inteligente, mas sábio também? Porque ele entendia a diferença de entender e repetir. Daí outra grande frase de Aristóteles se encaixa perfeitamente: "A inteligência é a insolência educada".
Então, ... o que define um cientísta? Pra mim, todo ser que se permite sem restrições, regras ou normas, pensar e refletir de acordo com aquilo que sente, é um livre pensador. E o simples fato de não definir nada concretamente o torna sensato e equilibrado. Seria o mesmo que um cientísta sem "dógmas" científicos, um cientísta holístico!
Um pensador e escritor irlandês, Oscar Wilde disse: "Muitas pessoas são outras pessoas. Seus pensamentos são opiniões de outros, suas vidas uma imitação, suas paixões, uma citação". Sim, faz todo sentido! Cada vez mais, vemos pessoas assim. Quando surge uma nova teoria no "mundo científico", todos se preocupam em quem postulou tal teoria ao invéz de refletir sobre os conceitos de tal teoria. Ah! Se foi um cientísta da Nasa, então podemos e devemos dar crédito (?!). E pra isso temos uma boa frase: "As pessoas não debatem conteúdo, apenas os rótulos" - Mario de Andrade. Exatamente!!!
Com tantas instituíções regrando a ciência e postulando uma "linha" de raciocínio, fica difícil alguém se manter livre. Daí muitos se "rebelam" por não compreenderem e "pulam" no outro lado do abismo. A religião, outra prisão para a mente. Se você não tem religião e declara isso para as pessoas, todos já começam a te olhar "torto". Vixe! O cara é ateu! Mas ... o que vem a ser o ateísmo? Pela definição da palavra seria algo como uma rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais, ou a convicção de que deus não existe. Hum ... mas um livre pesador PODE pensar assim, e daí? Isso não o conflita, apenas o faz PENSAR! Aliás, ele não é convícto de coisa alguma. Percebe-se então que há REGRAS e NORMAS para se crer, também do lado religioso dentro dessa sociedade.
Contrastando com o conceito da palavra "sobrenatural", pergunto: O que está acima ou abaixo da natureza??? Aliás, o que sabemos sobre a natureza para fazermos tal afirmação??? Bom, a medida que vamos entendendo, refletindo, contrastando e sentindo, a natureza vai tomando novas formas, ou seja, ela se apresenta sempre com uma nova perspectiva. E assim não há conflito! A natureza é parte do todo e/ou o próprio todo, assim como você e eu. Mas se você impõe regras e padrões em sua forma de pensar, como poderá APRENDER??? Como poderá MUDAR??? Como poderá INOVAR??? Como poderá ser LIVRE???

Apenas uma reflexão ...

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!