Ao olhar para o Sol, veremos uma sombra que o oculta parcialmente. O eclipse total será visto apenas em países da América do Sul, como na Argentina e no Chile.
O que faz o Sol ser parcialmente apagado é a sombra da Lua Nova. Isso não ocorre em todo tempo de Lua Nova porque o alinhamento Sol-Terra-Lua só é “perfeito” de vez tempos em tempos.
Brasília: 15h03m
Rio Branco: 10h40m
Maceió: 14h37m
Salvador: 14h30m
Vitória: 15h22m
Goiânia: 14h58m
Cuiabá: 13h32m
Campo Grande: 13h40m
Belo Horizonte: 15h14m
Curitiba: 14h57m
Recife: 14h40m
Rio de Janeiro: 15h14m
Porto Alegre: 14h51m
Porto Velho: 11h54m
Florianópolis: 14h58m
São Paulo: 15h05m
Aracajú: 14h34m
A capital mais marcada pelo eclipse é Porto Alegre, onde mais da metade do Sol será obscurecida pela sombra lunar; em seguida vem Florianópolis, com mais de 45% do Sol obscurecido; em Curitiba, o obscurecimento será de pouco mais de 37% do disco solar; no Rio de Janeiro e em São Paulo, mais de 30% do Sol será sombreado pela Lua; em Vitória, mais de 24% do Sol será obscurecido, enquanto em Belo Horizonte e em Campo Grande a sombra da Lua cobrirá 21% do Sol.
Para algumas correntes astrológicas, o impacto mais poderoso do eclipse é justamente onde sua sombra se faz mais potente. No caso, isso envolve os gaúchos, os catarinenses, paranaenses e, de modo um pouco mais fraco, os cariocas e paulistas, seguidos pelos mineiros, capixabas e sul mato-grossenses. Portanto, as pessoas que estarão nestas localidades e nas cidades do entorno são as que mais precisam entender os significados simbólicos do eclipse.
Nos casos em que a cidade não testemunha o eclipse, ele não tem qualquer significado simbólico especial para os que estiverem nesses lugares. Deste modo, se você estiver em Natal (RN) no dia 14 de dezembro de 2020, o eclipse solar não terá significado especial.
-ECLIPSE SOLAR EM 14/12/20
-LUA NOVA aos 23° Sagitário
-Conjunção com o SOL CENTRAL DA GALÁXIA
-Sagitário : o peregrino, o guru, o caçador de si, a mente superior
-centauro : cavalo / cavaleiro / arco e flecha
-CASA IX : MANSÃO DA ALMA, conhecimento da LEI CÓSMICA, a senda, as crenças
-Júpiter : verdade e ética
-Interagir com o CAMPO morfogenético / expandir a consciência
-Resgate da vida ESPIRITUAL" (Junia Caetano)
Neste ano são ao todo 6 eclipses, sendo dois do Sol e quatro da Lua. Os eclipses lunares foram penumbrais e mais difíceis de serem observados. Assim como o eclipse do Sol de 21 de junho passado, observado na África, Ásia e em parte da Europa.
Seja como for, se o céu não estiver nublado, sugiro convidar crianças, jovens e interessados para observarem o eclipse por projeção ou com filtros adequados.
Mesmo com toda a tecnologia disponível nos dias de hoje, é importante ressaltar que são ferramentas. O fenômeno é um espetáculo, com simbologia desde os primórdios da nossa civilização e a experiência da observação é incomparável e inesquecível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário