16 de dezembro de 2020

ESTRELA DE BELEM /JUPITER E SATURNO ALINHADOS


Estrela de Belém
 
Fenómeno que não ocorre há mais de 800 anos será visível no dia 21

Jupiter e Saturno estarão alinhados e fenómeno será visível a partir da Terra. Será a primeira vez que ocorre em 800 anos.

Este ano, um acontecimento astronómico raro será observável a partir da Terra: Júpiter e Saturno vão alinhar-se e aparecer no céu, à noite, como um único ponto brilhante, refletindo a luz do Sol. O fenómeno, único nos últimos 800 anos, será visível na noite do dia 21 de dezembro. Apesar de poder ser visto a olho nu, quem quiser aproveitar melhor o momento deverá usar uns binóculos.

O fenómeno reveste-se de grande significado histórico, nomeadamente nesta altura do ano, dado que diversos cientistas defendem que a ‘Estrela de Belém’ — que teria guiado os 3 reis magos — se tenha tratado de um fenómeno semelhante, sendo provável que esse fenómeno tenha sido ainda mais raro, resultante de uma conjunção tripla de Júpiter, Saturno e Vénus. Ao fenómeno do cruzamento entre pelo menos dois planetas, é dado o nome de conjunção planetária.

Em declarações ao The New York Times, Amy C. Oliver, porta-voz do Center for Astrophysics, Harvard & Smithsonian, explicou: “14 anos depois de Galileu ter construído o seu primeiro telescópio, esta conjunção esteve visível, mas na altura era quase impossível de ser observada a partir da Terra, porque estava 13 graus afastada do Sol”.

Em declarações ao jornal brasileiro O Globo, Felipe Navarete, investigador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP esclareceu que este fenómeno, com esta proximidade, “ocorre a cada 400 e poucos anos. Século 13, século 17 e agora 21. Encontros semelhantes podem acontecer mais frequentemente, mas as máximas aproximações no céu são bem raras e demoram mais tempo para ocorrer.”


Este ano, durante o solstício de inverno, a distância mínima raramente efetivada terá o seu pico no dia 21 de Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!